A Force Touch, funcionalidade já presente no Apple Watch, irá fazer com que o iPhone se torne num dispositivo muito mais simples e agradável de utilizar. Perceba porquê.
Apesar de ainda não ter sido confirmado, é quase certo que o próximo iPhone da Apple (provavelmente intitulado 6S) vai ter uma funcionalidade intitulada Force Touch.
É uma funcionalidade bem conhecida para os donos de um Apple Watch. O conceito é o de um ecrã sensível à pressão que faz diferentes ações consoante a intensidade do toque.
É difícil de imaginar o Apple Watch sem esta funcionalidade. Existe tão pouco espaço no ecrã de um relógio que seria difícil navegar pelas aplicações sem qualquer outro tipo de interação. É por isso que isto é tão fantástico, mais uma camada de interação que nos ajuda a navegar muito mais facilmente.
Uma das coisas mais chatas do iOS no iPhone é ter de tocar vezes consecutivas no ecrã. Parece que existe uma sequência interminável de menus, e temos de selecionar uma categoria, e depois uma subcategoria, e depois uma subsubcategoria. O Force Touch poderá muito bem resolver este problema e tornar o iPhone muito mais fácil de utilizar.
Eis alguns exemplos de como funciona no Apple Watch. Vamos imaginar que está a meio de um exercício físico e o seu relógio tem a seguinte informação:
Após utilizar o Force Touch, terá acesso a um par de úteis opções durante o exercício que podem tornar a sua vida muito mais fácil:
O mesmo acontece com a app da previsão meteorológica:
Após o Force Touch:
Dá jeito, certo?
Agora vamos pensar como isto se poderia aplicar ao iPhone. Claro que as possibilidades são infinitas. Quando as companhias de apps tiverem acesso ao novo telemóvel com esta tecnologia, tenho a certeza de que vão imaginar todo o tipo de formas para a utilizar.
Mas se pensarmos numa possibilidade – e se esta funcionalidade fosse utilizada para evitar uma série de cliques no Google Maps, por exemplo.
Quando queremos obter as indicações para um sítio, temos de passar por uma série de toques até chegar às indicações propriamente ditas, através de quatro ecrãs que têm de ser clicados:
Agora, vamos imaginar como o Force Touch poderia ajudar. Em teoria, até poderíamos ser capazes de pesquisar por um local e, assim que o encontramos, utilizar o Force Touch e a app levar-nos-ia diretamente para as indicações. Voilá!
É um bom exemplo do tipo de possibilidades que a Apple está a abrir com este novo equipamento, e por isso esta é a funcionalidade pela qual toda a gente deveria estar entusiasmada.