As 10 empresas mais loucas que a Google adquiriu
Página principal Tecnologia, Gadgets, Google

A Google adquiriu 182 empresas até à data, muitas das quais se especializam em coisas nada comuns.

Com uma capitalização de mercado de cerca de $436 mil milhões, a Google já experimentou quase tudo. Desde streaming de música (através da aquisição da Songza em 2014) a aplicações para crianças (com a aquisição da Launchpad Toys em Fevereiro) – a Google aparentemente tem um pouco de tudo e não dá sinais de querer abrandar.

As 10 maiores aquisições que a Google fez representam um total de $24 mil milhões, e isso é considerando que a maioria dos detalhes financeiros por detrás das quase 200 aquisições da Google nunca foram divulgados.

A maioria das aquisições aqui em lista estará sob a alçada da Alphabet, que se tornará na sociedade gestora da Google. Isto não é surpreendente visto que a Alphabet está desenhada para, basicamente, gerir os projetos mais ambiciosos da Google, enquanto esta gere os produtos nucleares.

Aqui está uma lista das 10 mais loucas empresas que a Google adquiriu até agora (pista: prepare-se para muitos robots).

1. A Tilt Brush desenha uma ferramenta que lhe permite pintar imagens 3D

O que fazem: A Tilt Brush permite-lhe pintar em 3D. Pode ficar-se pelas pinceladas básicas ou adicionar fumo ou luz às suas imagens. Pode escolher entre uma variedade de tipos de pinceis, desde pinceladas de tinta seca a pinceladas que se parecem com folhas. Até há uma opção para usar pinceis que animam o que desenhar. Os utilizadores depois podem fazer um AutoGif para partilhar o que criaram.

Quando foi adquirida: 16 de Abril, 2015

Com que função se integra: A Tilt Brush integra-se com o Google Cardboard, que lhe permite experimentar a realidade virtual, para que possa experienciar as imagens 3D criadas utilizando a Tilt Brush.

2. A Thrive Audio cria auriculares que dão “áudio 3D”

O que fazem: A THRIVE é uma empresa que nasceu no departamento de engenharia do Trinity College em Dublin, que cria auriculares que lhe permitem experimentar áudio 3D. É difícil conceptualizar áudio 3D, mas, essencialmente, o som reage aos movimentos do ouvinte num cenário virtual, tendo em conta a altura, profundidade, e distância.

Quando foi adquirida: 16 de Abril de 2015 (o mesmo dia que a Tilt Brush)

Com que função se integra: Como a Tilt Brush, o THRIVE está integrado no Google Cardboard para que possa experimentar uma sonoridade envolvente na realidade virtual.

3. Foi reportado que a Google comprou a startup de inteligência artificial DeepMind Technologies por mais de $400 milhões

A inteligência artificial da DeepMind da Google aprendeu a jogar Space Invader, acima, em 30 minutos

O que fazem: Fundada em 2010, a DeepMind Technologies foi adquirida pela Google em 2014 para criar o Google DeepMind. A DeepMind especializa-se em inteligência artificial, criando algoritmos capazes de aprender jogos como o Space Invader. Neste caso, as únicas instruções que o algoritmo tinha eram para maximizar a pontuação. Em 30 minutos tornou-se o melhor jogador de Space Invader no mundo.

Criada por Demis Hassabis, uma criança prodígio no xadrez que se tornou num investigador de inteligência artificial, a tecnologia de inteligência artificial da DeepMind é capaz de filtrar as redes sociais em busca de padrões a uma velocidade recorde e aprender a jogar 49 jogos de vídeo da Atari 2600 quando fornecida apenas o mínimo de informação inicial.

A DeepMind não lançou nenhum produto. Mas com Elon Musk e Peter Theil como investidores, vale a pena manter um olho no Google DeepMind.

Quando foi adquirida: 23 de Outubro de 2014. Ao mesmo tempo, a Google adquiriu outra empresa de inteligência artificial, a Vision Factory.

Com que função se integra: Nada. Tornou-se a sua própria funcionalidade. A DeepMind Technologies foi adquirida para se tornar no Google DeepMind. A Vision Factory também se integra no Google DeepMind.

4. A Google comprou a empresa que desempenha um papel na criação de filmes como o terceiro "Transformers" e "Star Trek Into Darkness"

A Zync foi usada para processar os efeitos especiais de "Transformers: Dark of the Moon"

O que fazem: A Zync fornece ferramentas de processamento baseado em cloud a empresas de efeitos visuais. A Zync costumava funcionar numa cloud pública da Amazon Web Services, tornando a aquisição numa espécie de golpe para a Amazon. Inicialmente começou como uma startup sediada em Boston.

Quando foi adquirida: 26 de Agosto de 2014.

Com que função se integra: Plataforma Google Cloud.

5. A Google comprou uma empresa que cria drones movidos a energia solar

O que fazem: A Titan Aerospace desenvolve drones que se destinam a voar sem parar durante anos. Por exemplo, o Titan Aerospace Solara 50 tem uma envergadura de 45,72 m e está equipado com 3000 células solares, que podem fornecer 7 kW de eletricidade para este ficar no ar durante cinco anos.

A Google não falou publicamente sobre por quanto comprou a fabricante de drones, mas o Facebook estava inicialmente interessado em oferecer $60 milhões pela empresa.

Quando foi adquirida: 14 de Abril de 2014.

Com que função se integra: A Titan auxilia a Google com uma variedade de projetos, desde a coleta de fotografias aéreas do planeta, a levar a internet a partes do mundo que não estão conetadas como parte do Projeto Loon da Google.

6. A Google avança para a tecnologia de casa inteligente com a Nest

O que fazem: A empresa é conhecida principalmente pelo seu termostato inteligente que pode ser controlado por telefone a partir de qualquer lugar. A Nest aprende o comportamento de um utilizador para ajustar e poupar dinheiro. A empresa também cria um detector de incêndio inteligente e uma câmara de segurança em casa inteligente.

Quando foi adquirida: A Google adquiriu a Nest a 13 de Janeiro de 2014 por $3,2 mil milhões.

Com que função se integra: A Nest irá operar como um negócio separado sob a Alphabet.

7. A Boston Dynamics colabora com o exército, marinha e fuzileiros para fazer robots altamente avançados

Spot, o Robot, na Base Quântico do Corpo Marítimo, Virgínia

O que fazem: A Boston Dynamics trabalha com a DARPA e o exército, marinha e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, para construir robots extraordinariamente avançados. O mais recente é chamado Spot (fotografia acima) – um cão robot de quatro patas que pode ajudar a patrulhar o perigo para um pelotão de fuzileiros da marinha.

Quando foi adquirida: 10 de Dezembro de 2013, o mesmo mês em que a Google adquiriu várias outras empresas de robótica.

Com que função se integra: Google X, o laboratório "Moonshot" bastante secreto que cria carros que conduzem sozinhos e lentes de contato sensíveis à glucose. O Google X irá operar sob a Alphabet.

8. Esta empresa é conhecida por fornecer o efeito de ausência de gravidade no filme premiado com Óscares, "Gravity"

O que fazem: O Bot & Dolly é um estúdio de design e engenharia que cria o software e hardware que controla robots industriais. Eles combinam os seus enormes braços robóticos com software personalizado para filmes e outras instalações de entretenimento.

Para criar o efeito da ausência de gravidade no filme Gravity, o Bot & Dolly usou um robot chamado Iris, de sete eixos controlado pelo movimento. Os robots de 1360,78 kg foram enviados num avião de carga para Londres, onde se moviam em torno da atriz Sandra Bullock, de uma forma que imitava sequências geradas por computador no interior da nave espacial ou um fato espacial arremessado em direção à Terra, informou a Bloomberg.

As sequências geradas por computador foram feitas pelo Bot & Dolly e a empresa de efeitos visuais Framestore.

Quando foi adquirida: 7 de Dezembro de 2013. Foi adquirido com a empresa de design da Bot & Dolly, Autofuss.

Com que função se integra: Google X.

9. A Google comprou a fabricante de robots projetados para trabalhar em ambientes do quotidiano

O que fazem: A Meka é mais conhecida pelo seu robot Meka M1 Manipulador Móvel (fotografia), um robô humanóide com os braços hábeis que podem realizar tarefas quotidianas. Também criou o Dreamer, um robot super fofinho com olhos e orelhas expressivos (os olhos foram inspirados por anime e as orelhas por cachorrinhos). O Dreamer foi projetado para trabalhar com pessoas.

Quando foi adquirida: A Meka, na altura, era um empreendimento comum com uma empresa chamada Redwood Robotics (o empreendimento também incluiu o Willow Garage, um laboratório de pesquisa robótica, e a SRI, uma empresa de investigação de inteligência artificial). Ambas foram adquiridas a 5 de Dezembro de 2013 e 3 de Dezembro de 2013, respectivamente.

Com que função se integra: Google X.

10. A Google adquiriu esta empresa privada do Japão que constrói robots capazes de subir escadas

O que fazem: A Schaft é uma empresa privada nascida em Tóquio que criou um robot que venceu o Desafio de Robótica DARPA em 2013. O robot bípede de 94,8 kg é capaz de conduzir, atravessar terrenos acidentados, e subir umas escadas.

Quando foi adquirida: 2 de Dezembro de 2013.

Com que função se integra: Google X.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar