Tudo sobre a Apple TV
AP Photo/Eric Risberg
Página principal Tecnologia, Gadgets, Apple

Saiba o que os analistas das principais publicações de tecnologia dizem sobre a Apple TV para que possa avaliar se é um produto útil para si.

A nova Apple TV estava a tardar. Ao que tudo indica, o dispositivo de mídia digital em tempo real recebeu uma grande atualização face à sua versão anterior, que definhou durante muitos anos enquanto concorrentes como a Amazon, Google e Roku saltavam à frente. Agora você pode ver todos os comentários iniciais, que acabaram de sair, para avaliar se a Apple TV é para si.

Você pode comprar a Apple TV na loja Apple, em muitos países, a partir desta sexta-feira, 30 de outubro. Também pode encomendá-la no website da Apple. A versão com 32GB de armazenamento custa 149 dólares e a versão com 64GB de armazenamento custa 199 dólares.

Segue-se uma amostra do que os utilizadores andam a dizer.

Christina Warren, Mashable:

É muito fácil configurar a Apple TV, especialmente se você tiver um dispositivo iOS com o iOS 9.1 ou superior. Basta ligar os cabos HDMI e de energia, da Apple TV, e de seguida utilizar as ligações Bluetooth do iPhone ou iPad para partilhar informação – como preferências do iCloud e da conta de iTunes e a senha de WiFi. Não ter de introduzir a senha de WiFi ou de confirmar a informação de login do iTunes e do iCloud dos telemóveis torna todo o processo de configurar a Apple TV muito fácil.

Geoffrey A. Fowler, The Wall Street Journal:

A grande vantagem da Apple TV é o controlo remoto. Poderá soar trivial mas outros esforços, para que aplicações funcionassem em TV, têm sido comicamente complexos. A maioria das outras opções requerem que você toque, toque, toque, vá para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, como num controle direcional. O Chromecast exige que utilize um telemóvel. Já vi comandos com 51 botões, varinhas mágicas que você acaba a acenar no ar ou até mesmo aparelhos com rato e teclado para a mesa de centro.

Controlo remoto

David Phelan, The Independent:

Não há tanta necessidade de clicar como antes. Procurar o título de um filme, por exemplo, é agora possível através do Siri, o sistema de reconhecimento de voz da Apple. Segure e pressione o botão do microfone e fale para dar comandos ao Siri. É diferente do iPhone – em que você pressiona e solta o botão. O comando tem dois microfones, um para ouvir a sua voz e outro, na parte de trás, para ouvir e anular outros ruídos na sala – para que você não tenha de segurar no controle remoto perto da cara. Na prática funciona muito bem. Quase nunca tive de repetir o que estava a dizer e na maioria das vezes o Siri tem entendido com precisão.

Walt Mossberg, Recode:

O Siri funciona para pesquisar não apenas no próprio serviço iTunes da Apple mas também no Netflix, Hulu, HBO e Showtime e apresenta resultados em múltiplas redes – hum, aplicações. Por exemplo, quando eu digo ‘Quarta temporada do The West Wing’ oferece-me a temporada certa da venerável série de TV tanto no iTunes como no Netflix. Apresenta, também, a lista de episódios, com descrições, e o elenco. E o Siri é inteligente. Se você não se conseguir lembrar do nome do clássico When Harry Met Sally (Um Amor Inevitável), mas conseguir lembrar-se dos seus atores principais, pode dizer ‘Mostre-me filmes com Billy Crystal e Meg Ryan’. O Siri também poderá colocar questões de seguimento. Pedi mistérios dos filmes e mostrou-me uma tonelada. De seguida disse-lhe ‘apenas os bons’ e editou a lista com base nas avaliações dos críticos. Também incluiu programas de TV baseados na questão ‘Mostre-me o final de Breaking Bad’.

David Pogue, Yahoo:

É claro que a Apple fez um bom trabalho aqui; funciona incrivelmente bem. Você tem de dar muitos comandos até encontrar uma falha. (fiquei finalmente perplexo quando disse “Mostra-me o episódio do ‘The Office’ com Paul Feig como ator convidado.”).

Stephanie Schomer, Entertainment Weekly:

Tem o potencial de transformar a sua TV num iPad gigante: pesquise casas no Zillow, marque as suas férias no Airbnb, utilize o comando como controlo para jogar os vários jogos de vídeo que começam a aparecer na loja. (Se alguém do Seamless estiver a ler isto por favor criem a aplicação o mais rápido possível).

Brian X. Chen, The New York Times:

Os gráficos dos jogos estão a par com os da Wii U da Nintendo e alguns dos jogos casuais parecem competir diretamente com o ex-líbris da Nintendo: jogos ligeiros para a família. Ainda não vi jogadores de jogos de ação profunda, como o Halo, abandonar a sua PlayStation 4 ou Xbox One para jogar na Apple TV – pelo menos até vermos alguns jogos mais pesados no dispositivo da Apple.

John Paczkowski, BuzzFeed:

A Amazon Prime Video é, incidentalmente, a exceção na linha de oferta de conteúdo. Um ~ magnânimo ~ da Apple disse à BuzzFeed News que “todos são bem-vindos” na sua nova plataforma da Apple TV. Mas a Amazon – que recentemente retirou a Apple TV da sua loja – não tem uma aplicação Prime Video na App Store da Apple TV. E até alguns dias atrás, não tinha submetido nenhuma. (um porta-voz da Amazon disse à BuzzFeed News que a empresa “não tem nada a partilhar” em relação a este tópico.) Isso significa que irei assistir à segunda temporada de Transparent do meu telemóvel para a minha TV em dezembro – uma chatice pois o Prime Vídeo é o meu segundo recurso favorito do serviço de assinatura da Amazon, logo após os dois dias para entrega de sacos de comida de cachorro, de 30 libras, à minha porta.

Visão da empresa

Nilay Patel, The Verge:

Há limitações em todo o lado. Por enquanto apenas um pequeno conjunto de aplicações funciona com a pesquisa Siri – iTunes, Netflix, Hulu, HBO e Showtime – logo não é possível encontrar algo, por exemplo, nas aplicações da ESPN ou CBS. O Siri não consegue encontrar um vídeo divertido no YouTube, o que me parece uma vergonha. Tim Cook avança que está a chegar a pesquisa API para Siri – mas tenho a sensação que a Apple quer que a pesquisa Siri se diferencie dos restantes serviços premium por isso veremos o quão ampla será essa API quando chegar. E quando o Siri o conduz a uma aplicação em tempo real, a partir da pesquisa universal, você chega a um ermo – todos têm diferentes interfaces e mecanismos de recomendação e nenhum comunica entre si. O Siri não deveria prestar atenção ao que você vê e recomendar sugestões de conteúdo nos diversos serviços? Ou pelo menos oferecer-lhe uma lista dos Mais Vistos Recentemente de todos os seus serviços, como Fire TV e Roku? Uma das coisas boas sobre a TV tradicional é a serendipidade de a ligar e ver algo que gosta ou encontrar algo novo. Há uma grande peça que realmente liga todos estes serviços e que está a falhar aqui. A TV não se trata apenas de exigir coisas a um robô.

David Katzmaier, CNET:

Para tirar o máximo partido da Apple TV você terá de já ter investido no universo Apple com jogos, programas de TV e filmes que tenha comprado no iTunes ou na App Store. É uma vergonha, uma vez que oferece a melhor experiência em tempo real dos dias de hoje e mais potencial amanhã – assim que os programadores de aplicações encontrarem formas de explorar o grande ecrã e o comando. Mas se a anterior Apple TV foi uma referência esta apenas irá surgir mais atraente.

Christina Bonnington, Refinery29:

Com a exceção de um par de falhas nas aplicações (incluindo o infeliz caso de ter de voltar a submeter as minhas credenciais do Netflix) a Apple TV é uma excelente forma de fundir aquilo de que gosta no seu telemóvel e portátil com aquilo de que gosta na televisão. Os menus na tela são lógicos e fáceis de navegar, especialmente se utilizar o Siri para encontrar episódios de TV e filmes para assistir. As aplicações, dos primeiros exemplos que testei, executam-se bem e encontram-se bem adaptadas ao grande ecrã.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar