SpaceX quase conseguiu fazer aterrar um Falcon 9 num navio
Página principal Tecnologia, Elon Musk

O vídeo da primeira tentativa de aterragem do foguete da SpaceX num navio não tripulado revela o quão incrivelmente perto chegou do sucesso.

Numa bela tarde de domingo, a SpaceX colocou em órbita com êxito o satélite meteorológico Jason 3 com um dos seus foguetões Falcon 9. Cerca de 10 minutos depois da descolagem, a primeira fase do foguetão de dois estágios dirigiu-se de novo para a Terra numa tentativa de aterrar sobre um navio não tripulado que flutuava 186 milhas ao sul da base de lançamento da Califórnia, no Pacífico.

Embora a SpaceX tenha previsto transmitir ao vivo a tentativa de pouso, as imagens da câmara são cortadas justamente segundos antes de tocar a terra. Mas agora, o fundador da SpaceX e o diretor executivo publicou as primeiras imagens do vídeo da tentativa de aterragem no Instagram. Este vídeo mostra o quão perto a empresa esteve de realizar um segundo pouso com êxito:

Como se pode ver, o foguetão aterrou corretamente. O único problema foi que uma das quatro pernas de pouso que ajudam a estabilizar o foguete depois de tocar a terra, não se bloqueou corretamente e portanto, cedeu sob o enorme peso que segurava. Isto fez com que o foguete capotasse e explodisse.

Na sua descrição do Instagram, Musk disse que a possível razão do bloqueio da perna pode ter sido a "acumulação de gelo devido à condensação de nevoeira durante a decolagem". Mesmo assim, segundo uma foto publicada por Musk mais tarde, o foguete resistiu o impacto melhor que ninguém até o momento:

Bem, pelo menos as duas partes eram maiores desta vez! Não será a última explosão, mas estou otimista quanto à proxima aterragem.

Embora não fosse uma tentativa de pouso completamente bem-sucedida, foi a vez que SpaceX teve mais próxima de fazer aterrar num navio não tripulado um dos seus foguetões Falcon 9, uma façanha que segundo Musk é fundamental para garantir que a frota de foguetões reutilizáveis da SpaceX tenha éxito.

Até ao momento, a SpaceX aterrou com êxito um dos seus foguetões Falcon 9, que teve lugar a 21 de dezembro do ano passado. Mas a aterragem ocorreu na terra, o que é muito diferente de aterrar num navio não tripulado. Musk explica:

É definitivamente mais difícil aterrar num navio. Semelhante a um porta-aviōes vs. terra: a área-alvo muito mais pequena, que também está em movimento.

Duas vezes antes do domingo, a SpaceX tentou e não conseguiu aterrar os seus propulsores Falcon 9 num barco não tripulado. Porém, com cada nova tentativa a empresa está cada vez mais próxima do seu objetivo. Se quiser ver as tentativas de aterragem você mesmo, assista a estes dois vídeos do YouTube que mostram as tentativas anteriores de janeiro e abril do ano passado.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar