Os logótipos de marcas como a Apple e a Nintendo criam-nos uma associação imediata aos seus produtos. Porém, em tempos estas marcas tiveram logótipos bem diferentes.
Apple, Microsoft, Sony. Ver os seus logótipos pode evocar uma resposta emocional, ligando os seus utilizadores aos seus ideais. Por outro lado, se mal projetados, estes símbolos também poderão fazer com que uma empresa pareça fora da realidade ou um pouco estranha.
Como os gostos e tendências mudam algumas marcas alteram os seus logótipos para se manterem atualizadas ou percebem que a sua visão original poderá não ser representativa do que querem que a sua imagem pública seja.
Seguem-se alguns exemplos de logótipos que não resistiram ao teste do tempo.
Apple
A simplicidade, sinónimo da marca Apple, está realmente muito distante do retrato de Sir Isaac Newton debaixo de uma macieira. Corrigiram, um ano depois, para o significativamente mais icónico logo da Apple mas este continua parte da sua história.
Curiosamente o nome da empresa não veio da famosa maçã de Sir Isaac Newton (um equívoco comum) mas sim de uma das “dietas frutívoras” de Steve Jobs).
Sony
A fonte que a Sony utiliza atualmente no seu logótipo é elegante – emitindo a mesma impressão que alguns dos seus produtos. O seu logótipo utilizado em 1958, no entanto, afastou a ideia de eternidade na tentativa de parecer futurista.
Amazon
O logótipo original da Amazon carece da subtileza do seu atual design “A a Z”. Em vez disso, é uma estrada que conduz a A. Esta imagem durou até 2000 – e é estranho que o logótipo da Amazon não descrevesse o seu principal produto na época, livros. Isso está em contraste com...
Xerox
A Xerox poderá ter caído em desgraça aos olhos do público mas ninguém deverá esquecer que foi a sua divisão PARC que inventou a interface gráfica do utilizador. O seu logótipo original, no entanto, emite um contexto um pouco diferente do que aquele que emitia na década de 1950.
Nintendo (1950)
A Nintendo surgiu no meio dos jogos quase um século antes do seu mundialmente famoso jogo “Mário” ter surgido. Embora a empresa tenha vindo a ganhar popularidade ao longo das últimas três décadas teve um início humilde, como empresa de jogos de cartas. Este logótipo, utilizado entre 1950 e 1960, ilustra isso.
Logitech
Muitos destes logótipos foram primeiras tentativas da marca. Esta foi a terceira tentativa e embora seja a primeira iteração do seu atual logótipo o seu design, aparentemente livre, não resistiu ao teste do tempo.
Microsoft
Tal como com a Logitech o logótipo original da Microsoft era bastante sólido. Aquele que utilizaram entre 1980 e 1982 parece de uma empresa a tentar parecer inovadora e cool, apenas um sinal dos tempos.
Wikipedia
A Wikipedia fez, recentemente, 15 anos e o seu site tem permanecido em grande parte igual na sua conceção global – mas não é o caso do logótipo. O site que ofereceu a milhões de pessoas a oportunidade de contribuir para o indiscutivelmente mais organizado conjunto de informação na Web não tinha um grande logótipo no seu início, em 2001.