Cientistas confirmam ondas gravitacionais
Página principal Tecnologia

Durante uma conferência de imprensa no observatório LIGO em Washington cientistas norte-americanos disseram que conseguiram registar as ondas gravitacionais, informou a agência de notícias Reuters, citando o líder do grupo David Reitze:

“Descobrimos ondas gravitacionais. Fizemo-lo”.

A existência de ondas gravitacionais foi suposta por Albert Einstein há cem anos atrás. Desde então a procura das ondas foi um dos maiores desafios da física moderna. Estas ondas gravitacionais, que foram detetadas nos Estados Unidos em setembro pelo LIGO, aparecem quando dois buracos negros, duas estrelas neutrão ou um buraco negro e uma estrela neutrão colidem, distorcendo o “tecido” do espaço-tempo à sua volta. Viajam à velocidade da luz e nada pode detê-las.

Os dois buracos negros foram localizados a 1,3 mil milhões de anos-luz do planeta Terra. O sinal foi recebido a 12 de setembro de 2015. As ondas foram registadas por ambos os observatórios que participaram na pesquisa.

Os cientistas converteram as vibrações obtidas em ondas rádio:

A descoberta das ondas gravitacionais é um evento que tem importância a nível global e provavelmente trará o Prémio Nobel para os cientistas, escreve o The Guardian. Os próprios cientistas consideram que este evento é um marco de uma nova etapa na pesquisa do espaço.

Cientistas confirmam ondas gravitacionais
AP Photo/Sebastian Scheiner

Roni Gross, curador do Arquivo Albert Einstein da Universidade Hebraica, mostra os documentos originais nos quais Einstein colocou a hipótese da existência das ondas gravitacionais

Por favor, descreva o erro
Fechar