Jia Li / Shutterstock.com
Página principal Tecnologia, Tesla

O Model 3 da Tesla será apresentado na próxima quinta-feira, dia 31 de março, num evento muito esperado pelos amantes de carros - e de carros elétricos em particular - e por toda a indústria.

A Tesla está a preparar-se para o seu maior lançamento de sempre: o Model 3, que custará 35.000 dólares. A empresa tem partilhado algumas dicas quanto ao que se pode esperar do grande projeto – que conta com uma década. Segue-se tudo o que se sabe até agora – e aquilo a que se deverá ter atenção no evento previsto para 31 de março.

1. Espaçoso, como um Audi A4

O Model 3 será 20% mais pequeno que o Model S ou terá um tamanho semelhante ao Audi A4 – avançou Elon Musk, CEO. O A4 é um carro de cinco lugares que parece um pouco mais espaçoso do que alguns dos seus rivais na categoria de compacto de luxo. (O Model 3 irá competir com os série 3 da BMW na categoria de carro de luxo). Os bancos traseiros poderão ganhar algum espaço para as pernas – pois os carros elétricos eliminam a necessidade de túnel de transmissão, a corcunda a meio do carro. Também não existe motor num carro elétrico e a Tesla gosta de utilizar esse espaço vazio como bagageira extra. Irá essa característica sobreviver no mais pequeno Model 3?

2. Pronto para andar

O Model 3 é agora a prioridade da empresa e “será, provavelmente, o carro mais intenso que faremos.” – Avançou Musk. De acordo com os convites enviados a 15 de março será possível ver um protótipo do modelo no evento desta semana. Musk indicou previamente que poderá não mostrar o carro na totalidade – que não se encontrará à venda antes do final de 2017. Será interessante ver o quão “terminado” se encontra o protótipo e determinar o que ainda falta fazer.

3. Um mini Model S?

O que menos se conhece do Model 3 é a aparência. Terá a extremidade dianteira oval que distingue o Model S ou a boca de lábios cerrados do Model X? E aqueles enormes para-brisas? A Tesla poderá ter dado uma pista com os convites, que apresentam imagens do Model S, do Model X e uma silhueta no lugar do Model 3. Como alguns observadores da Tesla afirmaram, a silhueta é uma representação perfeita do Model S. Terá sido apenas um truque de Photoshop ou será o Model 3 uma versão mais pequena do Model S? Quando solicitados comentários por e-mail à Tesla o porta-voz da empresa respondeu apenas: “Ha”.

Tesla

4. Uma reserva para 3

A Tesla já está a aceitar reservas de colaboradores que pretendem comprar o Model 3 e irá oferecer a mesma possibilidade a todos os interessados na manhã de dia 31 de março, antes da inauguração. Será possível reservar online, no recém-adquirido domínio Tesla.com, a partir das 20:30 WCT do dia do evento. É necessário um depósito de 1.000 dólares – reembolsável a qualquer momento.

5. Coloque-se na fila

Se o objetivo do final de 2017 for cumprido – um grande “se”, considerando a tradição da empresa quanto ao não cumprimento de prazos – as entregas poderão ainda demorar algum tempo. As reservas de antigos clientes Tesla serão as primeiras a ser satisfeitas. Por outras palavras, faça o depósito o mais rápido que conseguir se quiser um Model 3 no futuro próximo.

6. Autonomia

A Tesla promete uma autonomia de pelo menos 320 km por carregamento. Se oferece a mesma bateria de lítio-ion de 60 quilowatt por hora planeada para o Chevy Bolt de 2017, a sua autonomia poderá ultrapassar essa marca – considerando o tamanho do Model 3 e o desempenho de outros Tesla, maiores. É até mesmo concebível que a Tesla possa cumprir o seu objetivo dos 320 km com um pacote de 50 kWh, mais barato. Por outro lado, as atualizações podem permitir baterias tão grandes como com o pacote de 90 kWh atualmente disponível para o Model S.

7. Plataforma nova

Esta será a terceira plataforma da Tesla: o Roadster, o Model S e o X e agora o Model 3. Para tornar o Model 3 acessível e adaptável, a Tesla teve de começar a partir do zero. “Para o melhor e o pior, a grande maioria do Model 3 terá de ser nova.” – Avançou JB Straubel, CTO. “Uma nova arquitetura da bateria, uma nova tecnologia de motor, uma nova estrutura do veículo. É muito trabalho.” Straubel, Musk e Jason Wheeler, o novo CFO da Tesla, sublinharam que o Model 3 foi desenhado para facilitar a produção – que se pretende rápida e barata, para entrarem em números de produção em massa. Questão: Quanto do carro será em alumínio level vs. aço mais barato?

8. Em relação às novas baterias

A composição das novas baterias é particularmente importante para os interessados em carros elétricos pois compõe cerca de um terço do preço de cada carro. Quaisquer melhorias significativas no custo ou densidade da energia poderão ajudar a levar toda a indústria para a frente. Numa teleconferência de resultados em fevereiro Musk assegurou aos investidores que a grande fábrica de baterias da Tesla no Nevada irá produzir células de bateria e pacotes terminados até ao final deste ano. “Não deverão preocupar-se com a Gigafactory como constrangimento.” – Afirmou Musk.

9. A que preço?

O Model 3 básico irá custar 35.000 dólares.

10. Espere menos assobios

Além de ser “uma versão ligeiramente mais pequena que o Model S,” Musk avançou em janeiro, em Hong Kong, que “não terá muitos apitos e assobios.” Irá a empresa manter o seu painel touchscreen de 17 polegadas? Assistência de travagem? Suportes para copos? Que novos truques terá a Tesla na manga?

Chris Ratcliffe/Bloomberg

11. Novas fábricas brevemente

Além da Freemont Factory na Califórnia, que a empresa tem vindo a construir a um ritmo veloz, e a Gigafactory no Nevada, a Tesla pretende abrir fábricas adicionais para o Model 3 na China e na Europa – provavelmente para 2018.

12. Condução autónoma

É provável que o Model 3 venha equipado com sensores para condução autónoma – mesmo que a Tesla exija taxas adicionais para ativação dos mesmos. Em janeiro Musk afirmou que dentro de 10 a 15 anos todos os carros novos serão autónomos. Avançou também que cerca de um terço das pessoas irá abdicar da posse de carro – a favor de serviços como a Uber ou um equivalente da Tesla.

13. Garantia longa

O Model 3 terá uma garantia semelhante à do Model S – incluindo uma garantia de oito anos, sem limite de quilómetros, para o pacote de bateria e unidade de condução – avançou Musk, no Twitter, em agosto de 2014.

14. Não lhe chame Model III

O logótipo do carro terá três barras paralelas mas não lhe chame Model III – avançou Musk aos seus seguidores no Twitter. As barras devem ser horizontais, semelhantes ao “E” estilizado no logótipo da Tesla. Não é um erro: Musk queria denominá-lo Model E, o que juntamente com os outros modelos da marca criaria o termo “SEX”. Teve de optar por Model 3 pois a Ford não cedeu a marca de que é proprietária.

"E" como "3"

15. Razões para Ceticismo

O Model S tem sido um sucesso de vendas nos EUA. Com o Model 3, a Tesla irá competir numa categoria muito maior e muito melhor estabelecida. Apesar dos carros elétricos atraírem consumidores preocupados com a redução da poluição – as boas intenções não vendem carros vencedores. O Model 3 irá competir pelos seus méritos: dirigibilidade, fiabilidade, segurança, custo, conveniência, conforto e estilo. A Tesla tem um bom histórico – no entanto, os seus pares também.

Leia também:
Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.