Elon Musk tem abraçado iniciativas nas mais diversas indústrias - automóvel, aeroespacial, energética, entre outras - e aos 44 anos já alcançou diversos marcos que merecem ser destacados.
A apresentação do primeiro carro da Tesla para o mercado de massas foi denominada como o “momento da verdade” de Elon Musk. Embora possa ser um momento crucial da sua carreira – não é o primeiro.
O empresário bilionário já alcançou tantos marcos na sua carreira, ao longo dos seus 44 anos de vida, que é difícil acreditar que tenham todos acontecido à mesma pessoa. Seguem-se sete dos maiores momentos da sua carreira até hoje – e até à apresentação do Model 3 da Tesla, o carro elétrico que poderá mudar a indústria automóvel para sempre (tal como Musk espera).
1. A Compaq compra a Zip2 (de Musk)
Em 1999, quatro anos depois de criar uma empresa de software para jornais (a Zip2), Musk vendeu-a à Compaq por 307 milhões de dólares – a maior soma de sempre por uma empresa de internet naquela época. Musk, que tinha apenas 24 anos quando fundou a empresa, foi compensado com 22 milhões de dólares. Para a criação da mesma Elon Musk abandonou o programa de doutoramento em Física Aplicada e Ciência dos Materiais da Universidade de Stanford.
2. Musk dá início à revolução do e-pagamento
Com 10 milhões de dólares da venda da Zip2 Musk cofundou a empresa de e-pagamento X.com – na esperança de vir a construir uma empresa de serviços financeiros online. Depois de uma fusão com a Confinity, empresa concorrente, o Conselho de Administração da X.com afastou Musk e renomeou a empresa como PayPal. Em 2002, o eBay (NASDAQ: EBAY) comprou a PayPal (NASDAQ: PYPL) por 1,5 mil milhões de dólares – e Musk recebeu 180 milhões de dólares.
3. Musk acelera a tecnologia dos veículos
Em 2003, Musk embarcou na missão de levar os carros elétricos às massas: cofundou a Tesla Motors (NASDAQ: TSLA). Financiou a empresa ao início – afastando investidores para preservar o seu estatuto como proprietário maioritário. Além do próximo Model 3 a Tesla tem já três modelos de carros elétricos – Roadster, Model S e Model X.
4. Musk investe na tecnologia solar
Em 2006 Musk investiu 10 milhões na empresa de tecnologia solar SolarCity e tornou-se presidente da mesma. Ao reduzir ineficiências na indústria da instalação de painéis solares, Musk espera fazer da energia solar o que Dell fez com os PC. O seu objetivo final é a adoção global da tecnologia solar.
5. À quarta é de vez (Musk e a SpaceX)
Depois de três lançamentos falhados – de naves espaciais da SpaceX – Musk recorreu aos restantes recursos da empresa para financiar um quarto lançamento – que fez história em 2008 como primeira nave espacial comercial a chegar à órbita com sucesso.
6. Musk estabelece parceria com a NASA
Dois dias antes do Natal de 2008 a NASA celebrou um contrato de 1,6 mil milhões de dólares com a SpaceX – para o Falcon 9 da SpaceX realizar 12 viagens para o transporte da nave espacial Dragon até à Estação Espacial Internacional. O acordo representou a primeira contratação do género por parte da NASA.
7. Musk apresenta o Hyperloop
Em 2013 Musk publicou um documento que descrevia o Hyperloop, o seu conceito de meio de transporte capaz de percorrer cerca de 1.300 km por hora. Musk afirmou que o sistema poderia levar passageiros de São Francisco a Los Angeles em meia hora. Atualmente existem duas start-ups em Los Angeles, a Hyperloop Transportation Technologies e a concorrente Hyperloop Technologies, a tentar tornar o conceito realidade.