Benjamin Kim, que colabora com o lifehack.org, reuniu as recomendações de profissionais e criou um guia completo para tirar e melhorar as fotografias tiradas com o iPhone.
Seja bem-vindo a uma breve introdução ao mundo da fotografia com iPhone. Este guia rápido inclui um conjunto de recomendações obtidas junto de profissionais e amigos – e também fruto de experiência pessoal. Quer seja para tirar fotos com qualidade DSLR ou para apenas enriquecer o seu Instagram, este guia completo irá abranger todos os aspetos para que possa melhorar as suas fotos com o iPhone.
Desenvolver uma área de especialidade
O primeiro passo para melhorar a qualidade das fotografias passa pelo desenvolvimento de uma área de especialidade. Crie uma conta no Instagram – não só para partilhar as suas fotografias, mas também para seguir os fotógrafos que detêm o estilo ou parte do estilo que pretende integrar.
A maioria dos fotógrafos tem um estilo próprio e existem, literalmente, centenas de formas diferentes de moldar o seu trabalho. Citando apenas algumas: fotografia de alimentos, de moda, de estilo de vida, de paisagens, da natureza, do meio urbano, de retratos, a preto e branco ou de exposição múltipla.
A sua área de especialidade não tem de ser nova ou original. Deve, no entanto, ser representativa da sua personalidade. Comece por tirar fotografias a qualquer coisa que ache que dará uma boa fotografia – não tem de ser perfeita. Vá ao seu álbum de fotografias e procure um padrão. Algumas fotografias vão captar a sua atenção e deixar uma impressão mais forte do que outras.
Desenvolver uma área de especialidade ajuda a direcionar a criatividade e facilita a transição para fotos com maior qualidade. Pense nisso como um ponto de partida. Depois de descobrir aquilo de que realmente gosta pode começar a adicionar e a ajustar as configurações para criar a fotografia perfeita.
Ajustes ao meio envolvente
Muitos fotógrafos sabem que o melhor momento para fotografar é durante a golden hour (hora dourada). A golden hour é o período logo após o nascer do sol ou antes do pôr do sol durante o qual a luz do dia é mais suave – nomeadamente face a quando o sol está mais alto. No entanto, antes de começar a programar todas as suas sessões para a golden hour deve praticar sob todos os tipos de iluminação. A luz entra através da lente da câmara do iPhone e é gravada uma imagem num meio sensível à luz. O excesso de luz, ou a sua falta, pode iluminar a fotografia em demasia ou torná-la baça, levando à perda de nitidez, cor e tons. Seguem-se algumas sugestões para ajustar a sua posição à luz natural:
- Durante a golden hour pode fotografar em qualquer direção. Pode fotografar de frente para o sol, longe do sol ou com o sol de lado.
- Durante o dia tente tirar as fotografias de costas para o sol. É difícil fotografar de frente para o sol ou com o sol de lado sem arruinar o arranjo artístico.
- À noite, a falta de luz natural fará com que as suas fotografias ganhem granulação e sofram subexposição. Evite utilizar o flash do seu telemóvel e tente encontrar uma fonte de luz externa.
Ajustes técnicos
O design técnico universal e a fácil utilização são aquilo que torna o iPhone tão popular. Seguem-se algumas dicas para melhorar instantaneamente a qualidade das suas fotografias com o iPhone.
- Nas Definições selecione "Fotos e Câmara" e mude o modo de grelha de forma a conseguir tirar as suas fotografias com a aplicação precisa do número de ouro, também conhecido como sequência de Fibonacci, ou utilizando a regra dos terços.
- Desligue o flash e tente sempre utilizar uma fonte de luz externa ou natural.
- Em situações de pouca luz, o toque em partes mais escuras do ecrã aumenta a exposição e o foco.
- Evite utilizar o zoom; na verdade a câmara do iPhone não faz zoom – aumenta a imagem.
- Concentre-se no alinhamento – entre, por exemplo, o horizonte e o seu objeto.
- Ao fotografar na horizontal ou na vertical certifique-se de que a lente da câmara está na extremidade que aponta para cima.
- Faça uma fotografia na horizontal e outra na vertical de modo a ter opções de escolha no futuro.
- A melhor forma de segurar o seu telemóvel passa por fechar a mão esquerda com o polegar levantado (como se estivesse a pedir boleia) ao redor do telemóvel. Apoie o seu telemóvel na mão esquerda, para obter estabilidade, e dispare com a mão direita.
- Certifique-se de que está tudo como pretende. Quer os seus braços estejam próximos ou afastados do seu corpo utilize objetos estáveis, como um banco ou uma mesa, para descansar os cotovelos e antebraços.
- Sinta-se confortável com a sua respiração, tire a fotografia entre inspirações.
- Coloque-se de joelhos. Um ângulo mais baixo pode dar-lhe uma perspetiva diferente. Uma fotografia tirada de um ângulo baixo pode fazer sobressair o objeto, enquanto uma fotografia tirada de um ângulo mais elevado pode torná-lo mais subtil.
- Adquira uma lente para iPhone. Veja quais são as opções antes de comprar uma lente de cada tipo ou uma lente cara. É sempre uma boa ideia começar com equipamento de baixo custo, dominá-lo e só depois passar para um equipamento mais caro.
Edição
A fotografia final é constituída por 30% do ato de fotografar e 70% de editar. Existem muitas aplicações de edição de fotografias para o iPhone.
As duas aplicações gratuitas que recomendamos são a VSCO e a Prime. São altamente eficazes e fáceis de usar para iniciantes. Embora ambas sejam excelentes quando utilizadas por si só, sugerimos a utilização de várias aplicações em paralelo para editar as suas fotografias. A edição de fotografias pode ser um processo demorado, mas ao mesmo tempo divertido e gratificante. Seguem algumas informações de edição:
- Antes de realizar qualquer edição, aumente o brilho do ecrã do telemóvel para 100%. Se possível, tente primeiro fazer a edição numa divisão escura e, em seguida, sob diferentes luzes.
- Aumentar alguns parâmetros como a exposição, a nitidez e as sombras pode acrescentar qualidade a qualquer fotografia.
- Faça pequenos ajustes, trabalhando lenta e subtilmente. Lembre-se que o objetivo é fazer sobressair as qualidades da fotografia, aproveitando os elementos da mesma – em vez de criar elementos artificiais.
- Não siga o mesmo modelo de edição para cada fotografia, cada uma requer o seu próprio toque.
- Obtenha uma segunda ou terceira opinião crítica sobre a sua edição.
- Compare o seu trabalho com as suas fotografias e fotógrafos favoritos. Identifique as semelhanças, o que a sua fotografia tem de melhor e como pode ser melhorada.
Considerações finais sobre a fotografia com iPhone
Se não é grande fã do iPhone tem algumas alternativas:
- A câmara do Galaxy S7 edge tem 12 megapixels e um excelente desempenho a baixa luminosidade.
- O LG G5 tem uma colossal câmara de 16 megapixels com uma lente angular de 135 milímetros!
À medida que os fabricantes de smartphones desenvolvem as suas câmaras fotográficas, a sociedade torna-se cada vez mais interessada em tirar as suas próprias fotografias e fazer os seus filmes. Tirar fotografias de qualidade com o iPhone, ou com qualquer outro smartphone, não é uma tarefa difícil e é uma atividade que todos podem realizar – e da qual podem desfrutar.