São diversas as medidas - simples - que se podem tomar para tornar os smartphones mais rápidos. Hoje focamo-nos no sistema operativo Android. Siga as dicas!
Ninguém quer um telemóvel lento mas muitos de nós temos de nos contentar com um à medida que o hardware envelhece e o espaço de armazenamento encolhe. A boa notícia é que você não tem de lidar com um smartphone Android lento. Seguem-se quatro dicas rápidas para aumentar o desempenho do seu telemóvel.
As instruções passo-a-passo que se seguem referem-se à mais recente versão do sistema operativo (Android 6.0.1 Marshmallow). Se estiver a utilizar uma versão mais antiga o processo poderá variar – no entanto é provável que seja semelhante.
1. Desinstale aplicações que não utiliza
As aplicações que não utiliza regularmente estão apenas a ocupar espaço de armazenamento. Lembre-se de que pode sempre voltar a instalá-las se precisar das mesmas. Entretanto remova-as.
Tal irá limpar os arquivos da aplicação no armazenamento interno – deixando de ocupar espaço de memória. Como bónus irá distrair-se menos com o telemóvel também.
2. Limpe dados em cache
Se não quiser desinstalar aplicações o passo a tomar deverá ser limpar os dados temporários que as mesmas armazenam. Nas Definições clique em Aplicações e selecione a aplicação em causa. Clique em Armazenamento e de seguida em Dados em cache para fazer uma limpeza digital de primavera.
Não há nada inerentemente mau quanto a estes dados – até existem para tornar as aplicações mais rápidas – mas após meses e anos podem surgir como a causa da lentidão do dispositivo. Fique tranquilo, não irá perder dados importantes.
3. Reduza as animações, widgets e wallpapers com movimento
Vá até Definições > Sobre. A partir daí pode desativar algumas das animações utilizadas em todo o sistema operativo Android.
O telemóvel deverá ficar mais rápido. Se encontrar algum erro tente reduzir a escala de animação para 0,5%. Diminua o número de widgets no ecrã principal e utilize um wallpaper estático (em vez de um animado) para reduzir ainda mais a pressão sobre a utilização de recursos do telemóvel.
4. O último recurso: a reposição de definições originais
A forma mais eficaz para acelerar o seu telemóvel? Apagar tudo e começar de novo. Vá até Definições e de seguida Backup & Reset (ou Cópia de Segurança e Reinicialização). A desvantagem é que tudo o que tem no telemóvel desaparece – logo deve garantir que tem cópias de todos os dados.
Com as aplicações que existem hoje em dia, nomeadamente para armazenamento na cloud, os backups já não são a tarefa que eram – no entanto verifique se guardou os seus contactos, fotografias, música e outros ficheiros. O Android Marshmallow guarda uma grande quantidade de dados também.