Facebook: novidades anunciadas no primeiro dia da Conferência F8
Página principal Tecnologia, Inteligência Artificial, Facebook

A empresa lançou uma série de novas ferramentas no primeiro dia da Conferência F8, a 12 de abril.

Segue-se um resumo das novidades.

Plataforma Messenger

Facebook: novidades anunciadas no primeiro dia da Conferência F8
Chatbots do Messenger

O Facebook (NASDAQ: FB) já tinha avançado na semana passada que a aplicação Messenger tinha alcançado 900 milhões de utilizadores - que enviam cerca de 60 mil milhões de mensagens todos os dias. Ontem o Facebook lançou uma versão beta da plataforma Messenger, abrindo uma série de API (sigla inglesa para Interface de Programação de Aplicações) para os programadores criarem os seus próprios chatbots. "Muitas pessoas referem-se aos bots como interface de linha de comandos." - Avançou David Marcus, vice-presidente de produtos de mensagem do Facebook. No entanto, Marcus prevê uma forma mais natural de comunicação. "A combinação da [interface do utilizador] e da conversa é o que fará a plataforma funcionar."

Com uma significativa base de utilizadores e mais de 50 milhões de negócios a utilizar o Facebook, Marcus acredita que "estamos a assistir à criação de uma nova plataforma incrível."

Para permitir a experiência de venda através de conversas o Facebook lançou uma API que possibilita a transferência de texto, imagens e botões de apelo à ação. Também foi apresentado o novo Bot Engine, a tecnologia por detrás do assistente inteligente - para que os programadores criem bots mais complexos. "Alimentamos o Bot Engine com exemplos de conversas e depois o mesmo lida sozinho com qualquer variação de conversa." - Disse Marcus.

Câmara em _open source_

Pouco depois do lançamento dos Oculus Rift - dispositivo de realidade virtual - o Facebook apresentou um novo sistema chamado Surround 360. Com 17 câmaras sincronizadas, que podem fazer vídeos 8K e 60 fotogramas por segundo, o equipamento "cria um filme pronto a carregar" - Avançou Chris Cox, vice-presidente de produto do Facebook.No entanto, Cox acrescentou que o Facebook "não está a planear entrar na área das câmaras."

Avançou ainda que o Surround 360 será desenvolvido em código aberto.

Vídeo ao vivo

Uma semana depois do lançamento do streaming ao vivo na rede social, o Facebook quer ver o que os programadores podem fazer com a funcionalidade. O seu novo Live API vai permitir que terceiros integrem as capacidades de streaming ao vivo. Para dar um exemplo Zuckerberg apresentou um drone, sublinhando que o mesmo iria efetuar a transmissão ao vivo da conferência de dois dias do Facebook.

Free Basics Stimulator

Para estimular os programadores a pensarem sobre os próximos mil milhões de utilizadores de internet a entrar online, o Facebook lançou o Free Basics Stimulator que permite ver como é que as aplicações são carregadas através do Free Basics, o serviço grátis mas limitado que o Facebook fornece em 37 países - em colaboração com operadoras locais. Também está a fornecer ferramentas analíticas para que os programadores, cujos sites são escolhidas a dedo e apresentados na plataforma Free Basics, possam ver a idade e o género dos seus utilizadores.

O Facebook está a contar com o mundo em desenvolvimento para continuar as suas criações - quando a saturação atingir a Europa e a América do Norte. Além das parcerias com empresas de telecomunicações, o Facebook também criou um drone chamado Aquila e irá instalar um satélite - nos próximos meses - para levar a internet às regiões que ainda não têm.

Novos kits de programação

O Facebook lançou o Profile Expression Kit e o Account Kit. O Profile Expression Kit permite aos programadores integrar as suas aplicações de fotografias no Facebook para que os utilizadores possam escolher imagens, tais como GIFs, para fotos de perfil.

O Account Kit facilita o registo dos utilizadores permitindo não recorrer a password. As aplicações que utilizam o Account Kit requerem apenas o número de telemóvel ou o endereço de e-mail para o registo. Em vez de digitarem uma password para aceder à página, os utilizadores inserem um código enviado para o telemóvel ou para a sua conta no Facebook.

Análise mais robusta

Os programadores que utilizam o Facebook Analytics terão uma maior percepção sobre os seus utilizadores graças aos dados demográficos recolhidos de forma anónima. Além disso, as novas notificações push irão permitir o envio de mensagens aos utilizadores.

Novas formas de partilha

A funcionalidade Quote Sharing vai permitir a partilha de citações - encontradas na internet ou em aplicações. O novo botão Save vai permitir guardar artigos, vídeos, websites e outro tipo de conteúdo fora do Facebook. A partilha de hashtag permite aos programadores sugerir hashtags quando os utilizadores compõem mensagens a partir da aplicação do Facebook.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar