Página principal Tecnologia

Pontes incríveis que quebram todos os estereótipos.

Num mundo onde existem arranha-céus de bambu e apartamentos que se transformam é fácil esquecermo-nos da ponte, aquela estrutura humilde que facilita a nossa passagem do ponto A ao ponto B.

Vários arquitetos, artistas e designers estão a colaborar com câmaras municipais para elevar as pontes a outro nível – através da criação de projetos que têm tanto de ambicioso como de criativo.

Garden Bridge – Thomas Heatherwick, em desenvolvimento (Londres, Reino Unido)

Já existem mais de 30 pontes sobre o Rio Tamisa em Londres, no entanto, este novo projeto pode vir a ser o mais ambicioso até agora: a Garden Bridge, uma ponte coberta de plantas da autoria do designer Thomas Heatherwick, com um valor de $275 milhões. Segundo a revista britânica Wired, Heatherwick inspirou-se na cena do “Titanic” em que Leonardo DiCaprio leva Kate Winslet para a proa do navio e grita “Eu sou o rei do mundo!”. As várias pequenas varandas ao longo de toda a ponte vão permitir aos casais recriar a cena. A construção tem início previsto para este ano e a conclusão para o final de 2018.

Ponte Danjiang – Zaha Hadid Architects, em desenvolvimento (Taipei, Taiwan)

A apenas um pouco mais de 915 metros de altura, a Ponte Danjiang – um dos últimos projetos atribuídos à falecida Zaha Hadid – será, de acordo com a empresa, a única ponte com a maior (e uma só) torre do mundo. O objetivo do seu design subtil? Causar impacto visual sem ofuscar o pôr-do-sol de Taipei.

Lucky Knot Bridge, em desenvolvimento (China)

A abertura da ponte Lucky Knot (Nó da Sorte) está definida para este ano. O seu nome e feitio referem-se à arte chinesa de nós decorativos – que estão associados à boa sorte.

Ponte Sölvesborg –Ljusarkitektur, 2013 (Sölvesborg, Suécia)

Numa reviravolta rara, a Ponte Sölvesborg – a mais comprida ponte pedestre da Europa a 756 metros de altitude – foi especialmente decorada por uma empresa de design e não por um arquiteto. A empresa Ljusarkitektur montou a estrutura com luzes LED que mudam de cor.

Helix Bridge, Marina Bay, Singapura

A Ponte Helix (Hélice) foi a primeira a incorporar a forma de dupla hélice. A estrutura tem como objetivo simbolizar a vida, a renovação e o crescimento e situa-se perto do casino Marina Bay Sands de Moshe Safdie, valorizado em $5,7 mil milhões.

Køge North Station – COBE, em desenvolvimento (Køge, Dinamarca)

Esta estrutura tem muito mais do que aquilo que aparenta. A ponte, um trabalho colaborativo entre Dissing + Weitling e COWI, inclui vias para comboios e para carros assim como uma estação e parque de estacionamento. A abertura está marcada para 2018.

Puente Laguna Garzon – Rafael Viñoly Architects, 2015 (Garzón, Uruguai)

A ponte circular do arquiteto uruguaio Rafael Viñoly só pode ser verdadeiramente apreciada vista de cima. A ponte circular, que veio substituir uma passagem por via fluvial, cria um efeito de lagoa dentro de uma lagoa.

Ponte Sarajevo – BCQ Arquitectura Barcelona, em desenvolvimento (Barcelona, Espanha)

A ponte coberta de plantas da autoria da BCQ Arquitectura Barcelona leva o conceito verde de Heatherwick um pouco mais longe. As suas propostas de atualização da Ponte Sarajevo (já existente) incluem pedras fotoluminescentes para iluminar o caminho sem a necessidade de eletricidade e betão que converte a poluição em substâncias menos nocivas. Até agora não foi definida nenhuma data de conclusão.

Cirkelbroen de Olafur Eliasson, 2015 (Copenhaga, Dinamarca)

Quando concebeu a Cirkelbroen, o artista Olafur Eliasson inspirou-se no passado de Copenhaga como cidade portuária. As cinco plataformas redondas e os mastros com cabos dão a ilusão de barcos a flutuar na marina.

Ponte do Desfiladeiro Zhangjiajie – Haim Dotan, em desenvolvimento (Zhangjiajie, China)

Quando abrir (ainda este mês) a Ponte do Desfiladeiro Zhangjiajie de Haim Dotan será a maior ponte com chão de vidro do mundo. Para além de sustentar visitantes, a ponte – com 21 metros de comprimento e 219 metros de altura – também vai ser utilizada para a prática de bungee jumping e desfiles de moda.

Nine Elms Bridge – Bystrup, em desenvolvimento (Londres, Reino Unido)

A empresa dinamarquesa Bystrup conseguiu ganhar o projeto de construção de uma ponte no bairro Pimlico no Sul de Londres. Contudo, a estrutura envolve alguma controvérsia. Os críticos receiam que a nova ponte, que ainda não se encontra em construção, destrua os Jardins de Pimlico, um dos poucos espaços verdes públicos na área.
Por favor, descreva o erro
Fechar