Página principal Tecnologia

Descapotáveis: pequenos prazeres que não deixam ninguém indiferente

Os descapotáveis são uma coisa estranha! Não são propriamente uma galinha dos ovos de ouro para as fabricantes de carros (de facto, as vendas caíram 51% desde o seu pico em 2004), e são quase sempre vendidos em versões mais pequenas e limitadas do que os seus duplos não descapotáveis. Às vezes parece que os fabricantes de automóveis os utilizam só mesmo para testar novas ideias, como uma espécie de desafio doentio para o departamento de engenharia, ou como pérolas dadas a pequenos grupos de entusiastas que clamam por eles sem quererem saber se o mundo realmente precisa de mais carros com tejadilhos de pano ou não.

Mas é por todas essas coisas que nós os adoramos. São irreverentes, excecionais, pouco práticos e em algumas localidades apenas pequenos prazeres sazonais. Mas a sua personalidade, oh meu Deus!

É impossível errar com os modelos que se seguem.

1. Rolls-Royce Dawn 2017

Esta máquina de quatro lugares com capota retrátil é o segundo descapotável da empresa Rolls-Royce e é mais pequeno e acessível do que o enorme descapotável Phantom. Tem um belíssimo interior artesanal com revestimento de padrão espinha de peixe – e madeira Canadel no painel de instrumentos, portas e no painel que se encontra entre os dois lugares traseiros. Além disso, vem com aquele belíssimo motor 6,6 litros V12 de dois turbos com uma potência de 563 cavalos e 780 Nm de torque, assim como com uma transmissão de oito velocidades. O carro pode chegar aos 97 km/hora em 4,9 segundos.

2. Audi R8 Spyder de 2017

Este descapotável irresistível é a versão mais excitante do R8 que vimos desde há anos, com a mesma grelha ampla da Audi e luzes LED à frente, separação de eixos traseiros com ventiladores que vão dos bancos até atrás. O Audi R8 Spyder estreou-se na New York Auto Show com um motor V10 de 5,2 litros, que oferece uma potência de 540 cv e 540 Nm de torque. Chega aos 100 km/h em 3,6 segundos com a sua transmissão de embraiagem dupla e AWD. O seu revestimento de 80% de alumínio ajuda-o a compensar as leis da física de se retirar o tejadilho do carro. (Muda completamente as dinâmicas de condução).

3. Jaguar F-Type SVR de 2017

O descapotável Jaguar F-Type SVR estreou-se no Salão Internacional do Automóvel em Genebra com grande afirmação: vem com um novo motor 5,0 litros V8 Supercharged, tem uma potência de 575 cv (25 mais do que o F-Type R) e 700 Nm de torque. E mais! Chega aos 97km/h em 3,5 segundos – 0,4 segundos mais rápido do que o F-Type normal – e atinge uma velocidade máxima de quase 322 km/h. Já o pode encomendar online; as entregas começam este verão.

4. MINI John Cooper Works Convertible de 2017

Enquanto esperamos pelo BMW i8 Roadster (que deverá ser lançado perto do final deste ano), podemos distrair-nos um pouco com esta pequena oferta do grupo BMW. Esta é a versão melhorada do MINI Cooper Convertible lançado no ano passado, com um motor 2,0 litros turbo de 4 cilindros que oferece uma potência de 228 cv, transmissões manual e automática e seis velocidades.

5. McLaren 675LT Spider de 2017

A McLaren construiu esta maravilha depois do estrondoso sucesso do seu 675LT, cujas vendas foram limitadas a 500 unidades, todas elas vendidas. A versão conversível partilha a grande maioria dos elementos de design exteriores da versão coupé, assim como o sistema de tração (motor 3,8 litros V8 com uma potência de 666 cv num sistema de embraiagem dupla de sete velocidades). Embora o conversível seja um pouco mais pesado, consegue mesmo assim atingir a mesma velocidade que o coupé: dos zero aos 97km/h em 2,9 segundos.

6. Bentley GT V8 S Convertible de 2017

O novo descapotável de luxo de quatro lugares da Bentley só será lançado em junho, no entanto, pode esperar novas opções de cores e características semelhantes ao seu antecessor. E com isto queremos dizer uma potência de 520 cv e uma aceleração até aos 97km/h em 4,5 segundos, e ainda uma velocidade máxima de 307 km/h.

7. Mercedes-Benz AMG C43 Cabriolet de 2017

A Mercedes apresentou o primeiro descapotável de Classe C em Genebra no início deste ano. É um conversível com tejadilho retrátil que se dobra, equipado com o sistema “air scarf” único da Mercedes, 241 cv na versão base e com a opção de tração total. A versão AMG tem um motor com dois turbocompressores de 3,0 litros, 362 cv que chega aos 97km/h em 4,7 segundos. Encomende agora; as entregas vão começar dentro de poucos meses.

8. Porsche 718 Boxster S de 2017

O 718 Boxster S a ser lançado em junho e com um valor base de $70.000 (aproximadamente €84.000 em Portugal) parece não ter grandes distinções dos modelos lançados em anos anteriores. Funciona mais como um passo evolucionário, com números na cauda, uma faixa entre os faróis traseiros e entradas de ar maiores, horizontais e mais baixas. A novidade neste modelo: um motor mais potente de 350 cv, uma nova caixa de velocidades PDK e um pacote Sport Chrono que lhe permite chegar aos 97km/h num tempo muito abaixo dos 4 segundos. A velocidade máxima é de 285km/h.

9. Ferrari 488 Spider 2016

É quase o mesmo que um Ferrari 488GTB mas sem o tejadilho – e isso é uma coisa boa! Vem com um motor V8 central com dois turbocompressores, que oferece uma potência de 661 cv. O tejadilho desce em 14 segundos. Atinge os 97 km/h em 3 segundos. Custa menos de $300.000. Como é possível resistir-lhe?

10. Chevrolet Camaro ZL1 Convertible de 2017

O Camaro já é por si só um excelente carro, por isso, a versão conversível nesse modelo só pode melhorar. Quando for lançado perto do final deste ano, terá o mesmo motor V8 Supercharged, com uma potência de 640 cv e travões Brembo. Além disso, tem um aspeto muito mais impressionante do que a sua versão coupé, com uma carroçaria ampliada, jantes poderosas de 20 polegadas e aquela grelha dianteira atrevida. Que os jogos comecem!

11. Mazda MX-5 Miata com fastback retrátil (FR)

O tejadilho retrátil funciona como o do Porsche 911 Targa – um grande avanço para o Mazda pois há muito que o carro é popular. Esta nova versão do Miata vai ter o mesmo motor 2,0 litros de quatro cilindros que a versão normal, com a opção caixa automática ou manual de 6 velocidades. O FR vai pesar mais uns 68 kg do que o MX-5 normal, mas com um estilo e uma funcionalidade de abertura tão espetaculares como estes, vale mesmo a pena.

12. Range Rover Evoque Convertible de 2017

Sim, a Rover fê-lo mesmo. Cortou a parte de cima do pequeno SUV desportivo e acrescentou uma mais leve de lona, permitindo uma condução ao ar livre. Mas o motor continua o mesmo: o do Evoque 2,0 litros de turbocompressores de quatro cilindros, com potência de 240 cv e 339 Nm de torque. O tejadilho desce em 18 segundos em velocidades de até 48 km/h.

13. BMW Série 6 Convertible de 2017

A próxima geração da Série 6 dos BMWs vem em três formatos (um coupé e cabriolet de duas portas e um Grand Coupé de quatro portas), mas o conversível é sem dúvida o mais divertido. A BMW prometeu que as edições de 2017 terão algumas atualizações significativas no manuseamento, performance e eficiência de consumo de combustível, devido à diminuição de peso de 226 kg graças aos acrescentos de fibra de carbono, alumínio e titânio. A BMW também levou a crer que a potência do motor e o torque iam receber melhorias.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.