Os 10 melhores sites para planear a sua próxima aventura
Página principal Tecnologia

São muitos os sites e aplicações de viagens – contudo, apenas alguns se destacam

Se está a planear férias no estrangeiro só precisa de pegar no seu melhor amigo móvel e aceder à Internet para encontrar toda a informação de que precisa. A Internet revolucionou o mundo da pesquisa de destinos de férias e viagens com ferramentas como o Google Maps, Google Street View, Youtube e Facebook – juntamente com o acesso a milhares de fotografias e testemunhos. Mas foram os sites e aplicações para smartphone que permitiram o acesso sem restrições a destinos exóticos ao disponibilizar pesquisa, preço e marcação num só clique.

Independentemente do tipo de viagem e experiência procurada – dos hotéis, casas de férias e apartamentos, passando pelo carro a utilizar, voos, cruzeiros, entre outros – há oferta para todos os gostos. Todavia, apenas algumas empresas se destacam na corrida para o título de melhor site de viagens mundial.

Os melhores sites de viagens do Mundo:

1. Airbnb

Em 2008, o Airbnb era quase desconhecido. A empresa tinha uma dívida de 40 mil dólares e não via luz ao fundo do túnel. O conceito ainda era estranho para a maior parte das pessoas. Foi depois de uma engenhosa ideia para angariação de fundos –utilizando caixas de cereais personalizadas – que a empresa se tornou conhecida e conseguiu vingar no mercado.

Hoje em dia dispensa apresentações. Com mais de 1.5 milhões de imóveis, em 34 mil cidades e 190 países, uma valorização recente na ordem dos 20,1 mil milhões de dólares e 19 escritórios espalhados pelo mundo, a premissa original do Airbnb penetrou sem dúvida nos recessos geográficos mais remotos.

O Airbnb gere o arrendamento até certo ponto – ao pôr em contacto potenciais interessados e proprietários ou gestores de imóveis. Aqui encontra de tudo: desde alguém disposto a partilhar a própria casa consigo, a casas móveis, casas de praia e castelos, com testemunhos reais baseados na dinâmica gerada entre as partes interessadas e verificados pela própria empresa.

2. HomeAway

Uma alternativa ao Airbnb é a HomeAway, uma empresa predecessora do Airbnb e que teve um crescimento exponencial. O crescimento da HomeAway começou na realidade em meados dos anos 2000, quando comprou as maiores empresas de arrendamento de férias no mercado na altura – a VRBO e a VacationRentals.com.

Hoje detém 40 sites a funcionar em 22 línguas e tem cerca de 1 milhão de imóveis em carteira. A diferença, quando comparada com o Airbnb, reside no facto da HomeAway não gerir a experiência de arrendamento. Uma vez que se abstém de participar no momento do pagamento, acaba por funcionar mais como uma plataforma de classificados para casas de férias.

3. Kayak

A abordagem compreensiva da Kayak permite-lhe encontrar num só lugar promoções de voos, hotéis e carros. Um dos melhores atributos do site é a análise de tendências de mercado e o algoritmo que prevê a subida ou descida dos preços. Cabe ao utilizador decidir se o momento é oportuno para comprar ou não.

Outra excelente característica? Saiba quando aparece uma oportunidade interessante para o seu destino de sonho usando os alertas de viagem da Kayak. Pode também pesquisar em função das datas que mais lhe convêm (3 dias antes/depois da partida ou chegada por exemplo) para encontrar as melhores ofertas.

4. Momondo

O site Momondo é de longe um dos mais reputados sites de viagens no que toca à pesquisa de ofertas e promoções, com um dos melhores sistemas de metapesquisa para voos, hotéis e aluguer de carros. A semelhança do Kayak, também oferece um serviço de alerta de variação de preços.

Apesar de não ser possível comprar voos diretamente no Momondo, ao contrário do Kayak, a informação disponível é impressionante. Combine o Momondo com o Kayak e outros sites para assegurar que consegue o melhor preço para a sua viagem de sonho.

5. Skiplagged

O foco do Skiplagged são as “cidades invisíveis” (hidden cities), um conceito ainda relativamente novo. De que se trata? Explora as ineficiências do mercado de viagens atual a favor do consumidor. “Cidades invisíveis” são as que fazem parte do itinerário como pontos de conexão, ou escala, entre voos – o passageiro escolhe desembarcar aqui, em vez de prosseguir viagem até ao destino final.

Qual é o objetivo? Imagine um voo de A para B, em que B é um destino apetecível como Nova Iorque, Los Angeles ou Miami. A viagem é mais cara do que um voo de A para C (com escala em B), porque C é um destino menos em voga. Nesse caso o passageiro desembarca em B em vez de prosseguir viagem até C.

6. Jetsetter

O Jetsetter é um dos melhores provedores de férias de luxo para utilizadores sagazes. A empresa oferece um serviço de “curadoria” de viagens e estadia em hotéis e casas de férias cuidadosamente selecionadas pela própria equipa. Os critérios de seleção incluem aspetos como a cama, a pressão do duche, a estabilidade da rede wifi, o conhecimento dos funcionários e a criatividade do barman.

A melhor parte? Os “saldos” de tempos a tempos. Graças a fortes campanhas de marketing via e-mail, a mensagem de alerta é enviada exclusivamente aos utilizadores com potencial de retorno. É igualmente uma das melhores empresas do meio a providenciar acesso a informação e oportunidades exclusivas em hotéis e resorts em todo o mundo.

7. eliteLYFE

Uma empresa a oferecer um serviço semelhante é a eliteLYFE, bastante reconhecida no segmento do arrendamento de luxo a nível mundial. Contudo, o conceito não é para todos. Com uma oferta que inclui estadia na Necker Island de Richard Branson, a 78 mil dólares por noite mais taxas, por um mínimo de 5 noites, está definitivamente orientada para utilizadores afortunados.

A eliteLYFE tem acesso a informações exclusivas e um serviço de concierge que acompanha o utilizador de elite, incluindo no leque de serviços superiates, aviões privados e aluguer de veículos fora do comum.

8. FlyerTalk Forums

Muito provavelmente um dos melhores sites de viagens para quem procura as melhores promoções, o FlyerTalk não permite a marcação de viagens, mas fornece dicas e informação sobre os melhores, e mais em conta, destinos de férias do mercado. Aqui, o utilizador encontra desde profissionais do segmento, a entusiastas de viagens, que procuram sem descanso as melhores ofertas e as partilham no fórum.

Sendo certo que não é possível comprar viagens diretamente no site, o utilizador vai seguramente encontrar o que de melhor o mercado tem para oferecer. Não se trata apenas do voo mais barato, mas de oportunidades fantásticas e inesperadas, não somente do ponto de vista financeiro, mas sobretudo pela qualidade do serviço oferecido.

9. Skyscanner

O Skyscanner funciona com um dos melhores interfaces de oportunidades em tempo real – esteja onde estiver. A flexibilidade da ferramenta de pesquisa torna-se especialmente interessante quando utilizada para descobrir inesperados destinos de viagem a preços convidativos.

A empresa define-se pelo sistema “imparcial e livre” de oferta de viagens. Além do site, a Skyscanner gere uma aplicação em 30 línguas diferentes, a operar em 70 países. Apesar da concorrência no segmento das aplicações móveis este é, sem dúvida, um dos motores de busca mais reconhecidos do mercado, sobretudo para os que procuram viajar na Europa.

10. Airfare Watch Dog

Em vez de depender exclusivamente de algoritmos e pesquisa automática, a Airfare Watch Dog, juntamente com um site inteiramente dedicado às oportunidades no mercado, recorre a uma equipa de profissionais que analisa e escolhe pessoalmente as melhores ofertas. O utilizador poderá não encontrar aqui uma vasta oferta, sobretudo comparando com outros sites, mas encontrará certamente algumas das melhores sugestões.

Finalmente, sites que listam voos cujo valor tenha descido nas últimas 24 horas, em virtude do número de companhias aéreas a operar uma mesma rota, geralmente oferecem boas oportunidades quando incluem as taxas e restrições, dado que estas raramente integram as campanhas de comunicação e publicidade das companhias.

Por favor, descreva o erro
Fechar