Página principal Tecnologia, Elon Musk
AP Photo/Paul Sakuma, File

Os diferentes carros que Elon Musk, CEO da Tesla, já teve

Antes de criar a Tesla (NASDAQ: Tesla Motors [TSLA]), Elon Musk teve muitos carros diferentes. Alguns avariaram e outros inspiraram certos elementos de design dos carros que a empresa produz hoje em dia. De qualquer das formas, cada carro diz-nos um pouco sobre Musk. Leia o artigo para conhecer os diferentes carros que Musk teve.

O primeiro carro que Musk comprou foi um BMW 320i de 1978 por 1.400 dólares.

Numa entrevista de vídeo à revista Forbes, Musk contou que comprou esse carro em 1994 e que o arranjou sozinho. Dirigiu-o durante dois anos, até avariar. O carro avariou quando um dos seus assistentes – na altura da sua primeira empresa, a Zip2 – estava a conduzir o veículo.

Quando Musk recebeu apoio financeiro para a Zip2, uma empresa de software fundada por si e pelo seu irmão, recorreu aos fundos para comprar um Jaguar E de 1967.

Musk explicou que quando tinha 17 anos recebeu um livro sobre descapotáveis clássicos. O descapotável do qual mais gostava era o Jaguar E – e prometeu a si próprio que se um dia tivesse dinheiro para tal compraria um.

Quando recebeu um apoio financeiro inicial de 40.000 dólares para a Zip2, Musk comprou o carro. Relembra: "Este carro era como uma má namorada – avariava a toda a hora e causava-me muitos problemas."

Depois de vender a PayPal comprou um McLaren F1 – mas deu cabo do mesmo.

Há três anos atrás, numa entrevista à PandoDaily, Musk falou do seu McLaren F1: "Dirigi-o durante alguns anos e percorri mais de 17.000 quilómetros. Cheguei a ir de Los Angeles a São Francisco. Tinha-o como um carro para o dia a dia."

Musk deu cabo do carro em 2000, quando viajava com Peter Thiel, também cofundador da PayPal.

Levava Thiel pela Estrada Sand HIll Road para Menlo Park para visitar Michael Moritz, um investidor de risco da Sequoia Capital.

Musk no seu carro atual, um McLaren.

Musk relembra: "Peter perguntou 'o que é que este carro será capaz de fazer' e respondi 'vê só' – são provavelmente as últimas palavras de muita gente. Pisei no acelerador e mudei de faixa".

Pouco depois, Musk foi contra uma barreira que lançou o carro no ar. O carro sofreu fortes danos, como pode ver na fotografia.

A parte mais curiosa? O carro não tinha seguro.

Há três anos atrás Musk comprou o Lotus Esprit do filme de James Bond "007 – O Agente Irresistível".

Segundo avançado pelo Huffington Post na época, Musk comprou o carro num leilão em 2013, em Londres, por 886.000 dólares.

De acordo com o jornal Musk disse: "Para mim, uma pequena criança da África do Sul, era incrível ver James Bond dirigir o Lotus Esprit, pressionar um botão e transformar o carro num submarino. Dececionei-me quando soube que na verdade não se pode transformar. Agora quero atualizar o carro com o propulsor elétrico da Tesla para tentar transformá-lo na realidade.”

Musk também teve um Audi Q7 que, de facto, o inspirou a incluir portas "asa de falcão" no Model S da Tesla.

Musk afirmou que queria criar um carro com portas que pudessem ser abertas em espaços apertados e que permitissem o acesso à terceira fila de assentos sem ser necessário baixar a segunda fila.

Aceder facilmente à terceira fila de assentos era um problema que Musk tinha com o seu Audi Q7 – que, segundo a Forbes, possuía em 2012.

"O Audi Q7 é particularmente terrível. É necessário ser anão para ficar no assento traseiro," disse.

Musk também teve um Porsche 911 (em 2012).

E também sabemos que em 2007 teve um carro desportivo Hamann BMW M5.

Por favor, descreva o erro
Fechar