Como carregar o seu smartphone
Página principal Tecnologia, Gadgets

Terá de mudar alguns hábitos se quiser que a bateria do seu smartphone dure mais tempo

Sim, as baterias dos smartphones são péssimas porque mal duram um dia.

No entanto, a culpa é em parte nossa pois carregamo-los de forma errada.

Muitas pessoas têm a ideia de que carregar os smartphones “aos poucos” poderá causar danos às baterias, sendo melhor carregá-los quando estão prestes “a morrer”.

Não podiam estar mais erradas.

O site da empresa de baterias Cadex, o Battery University, especifica como as baterias de ião de lítio dos smartphones são sensíveis ao "stress". Tal como com os seres humanos, o stress prolongado pode ser nocivo para a duração da bateria do smartphone.

Se quer manter a bateria do seu smartphone nas melhores condições e passar o dia sem se preocupar com a duração da mesma deve mudar algumas coisas.

Desligue o smartphone do carregador assim que estiver completamente carregado

De acordo com o Battery University, deixar o celular ligado ao carregador quando já se encontra completamente carregado, como provavelmente faz à noite, é prejudicial para a bateria no longo prazo.

Assim que o seu celular atinge a carga de 100% continua num ciclo de carga para manter o nível de 100% enquanto estiver ligado ao carregador/tomada. Tal deixa a bateria num estado de alto stress e tensão, o que causa desgaste químico.

De acordo com o Battery University: "Quando o celular estiver completamente carregado, retire o carregador. (...) É como relaxar os músculos depois de exercícios cansativos". Você também não se sentiria bem se fizesse exercício ao longo de horas e horas.

Tente não carregar a 100%

Pelo menos quando não precisa.

De acordo com o Battery University "as baterias de ião de lítio não precisam de estar completamente carregadas, nem é desejável que o faça. Na verdade, é melhor não carregar completamente pois a alta voltagem causa stress à bateria" e desgaste no longo prazo.

Tal pode parecer contraintuitivo na medida em que quer manter o seu smartphone carregado o dia todo. Solução? Ligue-o ao carregador por pouco tempo diversas vezes ao longo do dia.

Ligue o celular ao carregador assim que possível

As baterias dos smartphones ficam em melhores condições quando são carregadas pontualmente ao longo do dia — em vez de estarem ligadas à tomada para uma grande sessão de carregamento quando estão sem carga.

Segundo o Battery University, o ideal será carregar o smartphone quando este perde 10% da sua carga. Não é tão prático para a maioria das pessoas logo ligue-o sempre que possível. Se ligar e desligar o celular do carregador, por sua vez ligado à tomada, várias vezes por dia será positivo.

Tal permite à bateria do smartphone ter um melhor desempenho por mais tempo e garante que o mesmo manterá carga ao longo do dia.

Além disso, os carregamentos suplementares periódicos permitem que utilize opções às quais normalmente não recorre por consumirem demasiada energia — como as funções baseadas na localização e que utilizam a antena GPS do smartphone.

Mantenha-o fresco

As baterias dos smartphones são tão sensíveis ao calor que a própria Apple sugere que retire a capa do iPhone quando estiver a carregá-lo. "Se reparar que o seu dispositivo ficou quente durante o carregamento, retire a capa." Se estiver ao sol mantenha o seu celular coberto por alguma coisa. Isso irá proteger a saúde da sua bateria.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar