Página principal Tecnologia
A história dos fones de ouvido

Com a Apple removendo a entrada para fones do seu iPhone 7 poderá ser curioso dar uma olhada na história do dispositivo

Final do século XIX — Os operadores de centrais telefónicas começaram a usar fones de ouvido com entradas de 6,35 mm para atender e redirecionar chamadas.

1891 — O engenheiro francês Ernest Jules Pierre Mercadier patenteou os fones de ouvido intra-auriculares (earbuds) para serem usados como receptores de telefone.

A história dos fones de ouvido

1910 — O engenheiro Nathaniel Baldwin desenvolveu­­ – na sua cozinha – fones de ouvido que foram comprados pela Marinha dos Estados Unidos devido à elevada qualidade do som. Baldwin apoiou financeiramente o movimento fundamentalista Mórmon, de que era membro, mas foi excomungado por ter se recusado a aceitar a nova política monogâmica da igreja.

A história dos fones de ouvido
Crianças a usar auscultadores para ouvir um programa de rádio em 1921

1957 — Willard Meeker, engenheiro da empresa norte-americana Radio Corporation of America (RCA), criou protetores auditivos com bloqueio ativo de ruído, provando que a tecnologia usada na indústria aeroespacial pode ser útil para os consumidores.

1958 — O músico John Koss, da Koss Corp. (NASDAQ: KOSS), desenvolveu auscultadores estéreo comerciais. Antigamente, era possível ouvir música através de fones militares. Koss também inventou um fonógrafo com altifalante e entrada para fones.

1964 — A Sony Corp. (NYSE: Sony Corp Ord [SNE]) lançou o rádio portátil EFM-117J. Foi o primeiro dispositivo a usar uma entrada para headphones menor – de 3,5 mm.

1979 — A Sony lançou o seu primeiro estéreo portátil, o Walkman "TPS-L2", com entrada para fones de ouvido. O Walkman foi o primeiro dispositivo de vasto uso com uma entrada para fones de ouvido de 3,5 mm.

A história dos fones de ouvido
Walkman da Sony lançado em julho de 1979

1997 — O inventor holandês Jaap Haartsen realizou uma pesquisa em relação à tecnologia sem fios Bluetooth e registrou uma patente importante. O Bluetooth recebeu o seu nome em homenagem a Harald Blatand (Bluetooth é a tradução inglesa de Blatand, dinamarquês), rei dinamarquês do século X.

A história dos fones de ouvido
Apresentação de headset sem fios, bluetooth, para celulares em um evento em 2001

1999 — A fornecedora de telecomunicações Ericsson AB lançou, comercialmente, o Bluetooth, permitindo que fossem trocados dados a curtas distâncias a partir de ondas de rádio.

A história dos fones de ouvido
A Sony divulgou os primeiros fones de ouvido digitais com bloqueio de ruído em 2008

2008 — A Sony apresentou os primeiros auscultadores digitais com bloqueio de ruído. A Sony afirmou que o dispositivo, com a designação MDR-NC500D, podia bloquear até 99% de ruído com 160 Hz de frequência – aproximadamente a frequência de um motor a jato.

2014 — A Apple Inc. (NASDAQ: Apple [AAPL]) adquiriu a Beats Electronics LLC por 3 bilhões de dólares, fundada pela estrela de rap Dr. Dre e pelo magnata da música Jimmy Iovine.

A história dos fones de ouvido
Phil Schiller, vice-presidente sénior de marketing a nível mundial da Apple Inc, a apresentar os AirPods da Apple em São Francisco

7 de setembro de 2016 — A Apple retirou a entrada para fones de ouvido do iPhone. Os usuários poderão conectar os headphones na entrada lightning do iPhone 7 ou comprar um par de fones sem fios, AirPods, por 159 dólares.

Por favor, descreva o erro
Fechar