Se conduz um Audi, um BMW ou um Mercedes provavelmente gastou bastante dinheiro no carro. Que tal deixar de gastar quando está em busca de um lugar para estacionar?
Graças à recente aquisição do serviço de mapas digitais Here, estas três marcas de carros de luxo vão partilhar informação em tempo-real sobre lugares de estacionamento e obras na estrada – assim como fornecer dados sobre o estado do trânsito e sinais da estrada.
Esta informação vai ser posteriormente usada para ajudar os condutores na sua viagem. Toda a informação será diretamente integrada no carro, o que significa que já não vai precisar verificar o celular para tentar circular por parques de estacionamento lotados ou estradas congestionadas.
A BBC relata que esta nova funcionalidade da Here está definida para ter início em 2017. Vai ser uma verdadeira arca do tesouro de informações para os condutores, incluindo aspetos como a velocidade do veículo, a localização e a direção, travagem de emergência e ativação de luzes de nevoeiro. Embora a Audi, a BMW e a Mercedes sejam as primeiras três fabricantes de carros incorporando a Plataforma de Localização Aberta da Here, parece que em breve mais fabricantes farão o mesmo.
Apesar de existirem outros serviços a fornecer informações semelhantes, a grande maioria exige que o usuário aceda a uma aplicação de smartphone, o que pode ser perigoso – e, em alguns lugares, ilegal. No entanto, a funcionalidade Here não vai exigir absolutamente nada dos usuários para além de serem condutores atentos – algo que, aparentemente, já estão sendo.
Os proprietários de carros das marcas referidas não só vão poder encontrar lugares de estacionamento, como ainda vão poder verificar outros detalhes sobre o local de destino – até mesmo opções de pagamento para o local onde vão deixar a viatura.
“Na Here acreditamos que a colaboração entre indústrias é essencial para se abordar grandes desafios com os quais os usuários das estradas podem se deparar em qualquer lado”, afirmou o CEO Edzard Overbeek numa declaração a anunciar as novas parcerias. “O que estamos assistindo agora é a junção da tecnologia com a indústria automobilística para criar serviços que melhorem a experiência de condução a bilhões de pessoas.”