As 10 melhores inovações no mundo automóvel em 2016
Página principal Tecnologia

A cada dia que passa os carros ficam cada vez mais parecidos com computadores gigantes sobre rodas

Não estamos falando apenas de avanços ao nível da tecnologia de condução autônoma. As fabricantes de automóveis sabem que hoje em dia os carros têm que ser inteligentes e fáceis de utilizar e isso significa incluir funcionalidades inovadoras tais como telas virtuais ou até pistas de aterrissagem para drones.

Muitas destas inovações ainda só podem ser vistas em protótipos. No entanto, eles permitem que tenhamos uma visão de como as empresas estão trabalhando para mudar radicalmente os carros assim como os conhecemos. Veja-os mais detalhadametne.

10. Este protótipo está repleto de funcionalidades inovadoras mas as que nos deixaram mais eufóricos foram as rodas.

As rodas do protótipo do BMW (XETRA: BMW) Vision Next 100 formam um todo com o veículo, o que permite que façam um lindíssimo movimento quando se vira o volante. É um pequeno detalhe mas mostra um novo interesse no repensar do design geral e da estética do carro. Só esperamos que mudar um pneu não seja demasiado complicado caso este protótipo seja concretizado.

9. Este modelo pode ser um pouco rebuscado mas seria negligente da nossa parte não dar créditos à Toyota por construir um carro quase todo em madeira que pode ser conduzido.

Este carro de dois lugares é constituído por 86 painéis feitos à mão, montados a partir de um método chamado okuriari, que significa que as peças foram interligadas com juntas em vez de parafusos ou pregos. É claro que não tem licença para ser usado nas estradas por ser feito de madeira, mas lá que anda, anda.

Ao contrário dos outros carros desta lista, este veículo não espelha futuro. Em vez disso, relembra o passado, sendo esse o motivo para a Toyota o ter construído. Segundo a marca, decidiram usar madeira porque com a idade vai mudando a textura e escurecendo, simbolizando assim a passagem do tempo. O painel de instrumentos também vai contar os anos até um século. Um excelente reflexo de engenharia inventiva de tirar o chapéu.

Renascimento da Volkswagen: a aposta em carros elétricos

8. Este protótipo de SUV permite dar uma olhada em um futuro inevitável: carros circulando sem espelhos.

A Lexus revelou recentemente uma fotografia do protótipo do SUV UX. Os espelhos laterais foram substituídos por câmaras.

Não é a primeira vez que se vê um protótipo de um carro sem espelhos. As marcas de automóveis japonesas conseguiram luz verde em junho para fabricar e vender carros sem espelhos, tornando o Japão um dos primeiros países do mundo a abraçar esta tecnologia. Uma vez que a Lexus pertence à Toyota (TYO: 7203), marca de automóveis japonesa, é provável que se veja esta tecnologia sendo mais usada no futuro.

7. Este protótipo futurista no estilo do filme TRON mostra como o interior dos carros está destinado a mudar com o desenvolvimento da tecnologia para condução autônoma.

O interior do protótipo do Rolls-Royce (LON: RR) Vision 100 mostra o que poderemos ver quando os carros de condução autónoma forem totalmente disponibilizados ao público. Uma vez que não vai ser preciso um condutor, o interior é adaptado para dois lugares, com um sofá de seda voltado para um belíssimo tela de televisão OLED.

É encorajador ver as fabricantes de automóveis fazerem experiências com os interiores dos carros – que não sofrem grandes alterações em termos estéticos há vários anos. Outras fabricantes experimentaram reformular os interiores aplicando, por exemplo, assentos que rodam para trás. Contudo, este visual é um dos mais íntimos e luxuosos que vimos até agora.

6. O surpreendente protótipo do Maybach da Mercedes demonstra como o painel de instrumentos do futuro pode vir a ser espetacular.

Várias fabricantes de automóveis estão fazendo experiências com head up displays e transformando a cabine em um cockpit mais futurista e sofisticado. No entanto, o Maybach eleva mesmo a fasquia. Tem telas digitais espalhados por toda a cabine, incluindo no para-brisas. É um protótipo que nos convida a dizer adeus aos pesadíssimos sistemas de infotainment.

Encontre um lugar para estacionar com a Here

5. O sistema de boas-vindas deste protótipo dá-nos uma ideia de como vai ser viver em um futuro em que a tendência recairá mais sobre a partilha de viagens – em vez da posse de um carro.

O protótipo deste mini carro foi construído para um futuro em que as boleias serão mais comuns – algo que se pode chamar quando se precisa, mas que também transporta outras pessoas que podemos não conhecer. É claro que se perde alguma personalização quando não se possui um carro.

No entanto, o Mini Vision consegue identificar o passageiro e lhe dar as boas-vindas com uma apresentação de luz personalizada. De seguida, as portas deslizam de um modo elegante para o deixar entrar. É uma pequena funcionalidade inovadora que mostra que as fabricantes de automóveis estão considerando várias formas de fazer os carros parecerem sempre nossos, mesmo quando são de partilha.

4. Como poderíamos ignorar este carro elétrico dirigível que parece uma autêntica nave espacial?

Os designers de uma empresa de sapatos chamada United Nude passaram cinco anos construindo este carro elétrico excêntrico. O veículo não tem portas, logo os acionadores elétricos levantam o corpo todo do carro para que se possa entrar lá para dentro. Uma vez no seu interior não se perde a natureza bizarra do carro, já que vem com um volante em forma de hexágono.

Só tem autonomia para 50 km, mas vão ser uns fantásticos 50 km.

3. Este fantástico carro a hidrogénio no valor de 2,5 milhões de dólares vai começar a ser produzido.

A empresa de design italiana Pininfarina revelou o protótipo do carro pela primeira vez em março. No entanto, os modelos de produção só devem estar prontos daqui a 11 ou 13 meses. Denominado H2, o carro tem um impressionante tempo de aceleração – dos 0 aos 97 km/h em 3,4 segundos – e uma velocidade máxima de 300 km/h.

Os carros a hidrogênio suscitam algum interesse por terem vantagens que os elétricos não têm, como uma maior autonomia e maior rapidez no reabastecimento. No entanto, se não houver uma boa rede de abastecimento de hidrogênio para os apoiar, os carros a hidrogênio vão ter algumas dificuldades a se tornarem norma.

Mesmo assim, o fato de o H2 vir a entrar em produção é um sinal de que poderão surgir mais carros destes no futuro, mesmo com capacidades limitadas.

2. Esta carrinha elétrica de aspeto estranho foi criada para funcionar com um drone – para melhorar o sistema de entrega de encomendas.

A carrinha Mercedes Vision faz parte de um investimento de 562 milhões de dólares que vai ser aplicado nos próximos cinco anos para criar uma rede de carrinhas totalmente elétricas e de drones para um serviço de entregas mais rápido.

A carrinha tem um espaço para carga totalmente automatizado que carrega mercadoria e alerta o condutor sempre que se aproximam de um local de entrega. Quando isso acontece, o sistema da carrinha levanta a encomenda até uma escotilha onde é alcançada por um drone e transportada para o local de destino.

Ainda não se sabe ao certo quando a carrinha começará a ser usada. No entanto, não deixa de ser uma aposta interessante por parte da Mercedes: revolucionar a logística das entregas de encomendas.

1. A melhoria nas baterias anunciada recentemente pela Tesla foi um marco tão grande para os carros elétricos que ficou em primeiro lugar na nossa lista.

Um dos maiores problemas, se não o maior, que está deixando as pessoas um pouco reticentes em relação aos carros elétricos é a questão da autonomia. Pode ser um pouco difícil justificar gastar milhares de dólares com um carro que só consegue circular mais ou menos 160 km com uma única carga. Ninguém quer lidar com a ansiedade de ficar sem carga e não haver nenhuma estação de recarga por perto.

É por isso que o recente anúncio feito pelo CEO da Tesla (NASDAQ: TSLA) Elon Musk sobre uma melhoria introduzida nas baterias é tão importante. Esta melhoria aumenta a autonomia do Model S para 507 km por carga, tornando-o o primeiro carro elétrico no mercado a exceder os 483 km de autonomia. A Tesla, juntamente com outras fabricantes, ainda tem muito caminho pela frente no que toca aos carros elétricos, contudo, este é um marco que vale a pena recordar.

Por favor, descreva o erro
Fechar