Deverá carregar o seu celular durante a noite?
Página principal Tecnologia

Será uma boa ideia?

Provavelmente costuma deixar o seu celular carregando antes de ir dormir, a pensar que é muito melhor começar a manhã com o aparelho totalmente recarregado.

Será uma boa ideia?

Depende

A questão é que a maioria das pessoas não espera manter os celulares por mais de dois anos. Na maior parte dos casos, segundo os especialistas, estas pessoas não vão notar grandes danos nas baterias dos celulares, pois antes de isso acontecer já vão estar suspirando por um novo.

Se se reconhece nesta afirmação, então sinta-se à vontade para deixar o celular carregando todas as noites e as vezes que quiser ao longo do dia.

No entanto, carregar o celular várias vezes ao dia danifica as baterias de iões de lítio. E não é por poderem ficar sobrecarregadas, esclareceu Edo Campos, porta-voz da Anker, uma empresa que se dedica ao fabrico de carregadores.

“Os smartphones são, de fato, ‘inteligentes’”, afirmou Campos. “Sabem quando devem parar de carregar.”

Os celulares Android e iPhone vêm equipados com chips que os protegem da absorção de corrente elétrica em excesso assim que as baterias ficam carregadas. Por isso, em teoria, qualquer dano que o seu celular venha a sofrer por deixá-lo carregando durante a noite com um carregador oficial, ou um carregador de uma marca diferente mas de confiança, deve ser mínimo. Contudo, é o próprio ato de carregar que é prejudicial para a bateria do celular.

Eis a razão

A maioria dos celulares usa uma tecnologia que faz com que as suas baterias aceitem maior carga de energia mais depressa. Hatem Zeine, fundador e principal investigador e técnico da empresa de carregamento sem fios Ossia, refere que a tecnologia permite que os celulares se ajustem à quantia de carga que um carregador é capaz de fornecer.

A tecnologia permite que a energia seja “bombeada” para a bateria em modulações específicas, aumentando a velocidade a que os iões de lítio existentes na bateria circulam de um lado para o outro e fazendo com que a bateria se carregue mais rápido.

O problema é que este processo também faz com que as baterias de iões de lítio (e as de polímeros de lítio) se corroam mais depressa.

“Se a bateria recarrega rapidamente e está sempre a deixando a recarregar, vai limitar o tempo de vida útil dela”, referiu Zeine.

Existe alguma solução para isso?

Se pretende preservar uma bateria de iões de lítio para além do tempo de vida útil de um celular ou tablet comuns, Zeine sugere o carregamento do dispositivo usando um carregador menos potente. Contudo não avança garantias de que esse método venha a funcionar.

“Por exemplo, se usar um carregador de iPhone num iPad Pro, o iPad irá carregar muito mais lentamente”, afirma Zeine. “Se as leis da eletrônica estiverem corretas, então poderá preservar a bateria pois vai estar sempre a carregando a um ritmo mais lento.”

Campos aconselha a qualquer pessoa que pretenda preservar a sua bateria a se certificar de que o seu celular não sobreaquece, pois as altas temperaturas podem ativar os iões de lítio existentes nas baterias e levá-los a se deteriorarem ainda mais depressa. No site da Apple se pode ler que temperaturas acima dos 95 graus Fahrenheit (ou 35 graus Celsius) podem “danificar a capacidade da bateria de forma permanente”.

Como carregar o seu smartphone

Tanto Zeine como Campos salientaram que, tendo em conta a procura constante por novos celulares, o carregamento da bateria durante a noite pode não ser um motivo de grande preocupação para muitas pessoas.

“Tudo isto, na verdade, não faz grande diferença para a maioria dos consumidores”, afirmou Campos, citando um inquérito da Gallup de 2015 que mostrou que 44% das pessoas que usam smartphones planejam substituir os seus dispositivos por uns mais recentes ao fim de dois anos, que é mais ou menos a altura em que as baterias começam a mostrar sinais de desgaste.

Por favor, descreva o erro
Fechar