Página principal Tecnologia

A gentrificação consiste na valorização imobiliária de uma zona urbana de modo a torná-la mais atraente para residentes dotados de maior poder econômico

O designer gráfico Herwig Scherabon visualiza os dados por detrás da gentrificação usando um surpreendente leque de estilos diferentes. Estes exemplos contemplam padrões de desigualdade de rendimentos e de segregação em grandes cidades, desde Londres a Los Angeles.

Ações de despejo em São Francisco

A arte da gentrificação: dados de cidades embelezados

Os dados incluem avisos de despejo avançados pela San Francisco Rent Board, a entidade responsável pelos aluguéis na cidade. A imagem à direita mostra todos os avisos de despejo ordenados por data, começando em janeiro de 1997. A da esquerda mostra os mesmos dados mas ordenados por motivos de despejo. Scherabon criou uma aplicação interativa, a Affordability Explorer, que traça dados relativos ao acesso à habitação em 584 cidades.

Desigualdade de rendimentos na zona leste de Londres

A arte da gentrificação: dados de cidades embelezados

A cidade de Londres é uma das partes mais ricas do Reino Unido. No entanto, também alberga alguns dos bairros mais pobres. A imagem mostra o rendimento por altura, desde o leste de Londres até o centro.

Desigualdade de rendimentos em Chicago

A arte da gentrificação: dados de cidades embelezados

Este modelo matricial – também de dimensão, altura – mostra o rendimento médio de um agregado familiar de Chicago. É visível o contraste entre a parte sul, que é uma área composta majoritariamente por comunidades negras com baixo rendimento, e o distrito financeiro e centro da cidade.

A demografia de Los Angeles

A arte da gentrificação: dados de cidades embelezados

A segregação nas cidades estadunidenses é bastante notória. Na zona sul de Los Angeles verificam-se grandes áreas – perto de Ladera Heights – onde se concentra população majoritariamente negra, que é representada no mapa com quadrados vermelhos; a parte mais a este é majoritariamente hispânica (representada por círculos); e a costa, mais especificamente Santa Monica, é majoritariamente branca (representada por triângulos).

Valores dos aluguéis em Londres

A arte da gentrificação: dados de cidades embelezados

Esta imagem representa os valores dos aluguéis em Londres, mostrando as mais baixas a este e as mais elevadas no centro, oeste e norte da cidade. O gráfico é uma pequena homenagem à capa do disco de “Joy Division”, de Peter Saville.

Deslocação da comunidade das Heygate

As antigas residências Heygate em Londres foram demolidas em 2014 (atualmente, o local é conhecido por Elephant Park). Esta imagem é um mapa de deslocação: mostra para onde os antigos residentes foram deslocados. Os dados foram recolhidos pela comunidade das Heygate.

A correlação de Los Angeles

Este gráfico mostra uma correlação positiva entre os preços das casas e empregos em artes e em áreas de entretenimento em Los Angeles.

A correlação de Los Angeles, parte 2

Por favor, descreva o erro
Fechar