A opinião de Peter Valdes-Dapena, que colabora com o cnn.com
Ao longo dos últimos anos, os carros de elevado desempenho – e preço – se tornaram mais agradáveis de conduzir. Assim, se a única coisa que o impedia de comprar, digamos, um Lamborghini ou um McLaren novinho em folha era a chatice da condução diária no meio do trânsito, não se preocupe mais!
Os carros de elevado desempenho que tive a sorte de experimentar em 2016 mostraram muitas melhorias – mantendo a emoção de um super-carro.
Lamborghini
O novo Lamborghini Huracán 580-2 é um excelente exemplo. Atinge o equilíbrio perfeito entre a agressividade crua de um super-carro e o conforto necessário para um uso diário. É diferente de muitos outros Lamborghinis, com os seus 573 cavalos de potência nas rodas traseiras em vez de nas quatro rodas.
Para algumas pessoas poderá soar como algo negativo – mas na realidade é algo maravilhoso. Este Lamborghini é tão confortável como os seus parentes Huracán com potência em todas as rodas – e tem uma dose extra de inovação. É rápido, responsivo e divertido – com um bônus adicional: um preço inicial de 200.000 dólares, quase menos 20% que a versão all-wheel-drive mais potente.
Mais: a Lamborghini revelou, recentemente, o descapotável Huracán 580-2 Spyder. Agora pode ter tudo.
McLaren
Também este ano a McLaren, concorrente britânica da Lamborghini, apresentou o McLaren 570GT. É uma versão um pouco mais descontraída e travel-friendly que o seu super-carro McLaren 570S. Além de ter uma suspensão um pouco mais suave do que o “normal”, o McLaren 570GT tem mais algum espaço sobre o motor, atrás dos dois ocupantes.
O 570GT oferece toda a emoção que poderá desejar – além de poder transportar uma muda de roupa. Gosto da aparência do 570GT com mais espaço, mais do que do 570S mais “embrulhado”.
A tecnologia híbrida para poupança de combustível é a próxima grande coisa ao nível do elevado desempenho. Já a vimos antes com carros ultra caros como o Porsche 918, LaFerrari da Ferrari e P1 da McLaren, carros vendidos perto da marca de bilhão de dólares.
Acura
Pode hoje obter o híbrido Acura NSX, montado nos EUA e com um ar muito exótico, por uns meros 156.000 dólares. Considerado o “Performance Car of the Year” pela revista Road & Track, o NSX tem uma personalidade única mesmo em estradas com velocidade “normal”.
Com um motor turbo V6 e três motores elétricos, é um carro de desempenho agressivo – mas há algo de carinhosamente geeky quanto ao mesmo. À medida que conduz, não consegue deixar de tentar escolher entre gasolina ou bateria.
Para aqueles com capacidade para deter um carro caro e exótico, nunca houve uma melhor altura que esta.