GM solicitou patente relacionada com a «blockchain» para a gestão de carros autônomos
Shutterstock
Página principal Tecnologia, Blockchain, Criptomoedas
Tema do momento
3 Dezembro
51 51

A gigante fabricante de automóveis General Motors (NYSE: GM) apresentou um pedido de patente de uma solução baseada na tecnologia blockchain para a gestão de dados de veículos autônomos. O pedido foi publicado pelo US Patent and Trademark Office a 29 de novembro.

A iniciativa se trata de um sistema que envolve o uso da blockchain para uma «segura» e «robusta» distribuição de dados entre veículos automatizados e outras entidades — como municípios, autoridades regionais e outros organismos públicos. Nessa situação a tecnologia blockchain permitirá «um consenso distribuído de confiança onde todas as transações podem ser verificadas no futuro pelos participantes da blockchain sem comprometerem a sua privacidade.»

A patente propõe que o sistema possa ser usado para partilha de informação quanto a uma variedade de necessidades práticas, recursos e registros legais. Tal inclui navegação de rotas, disponibilidade de serviços de carregamento e de reabastecimento, determinação de validade de permissões e de licenças para veículos operando como «táxis ou outros serviços de contratação» e também «manutenção de saldos quanto […] a despesas com portagens, estacionamento […] e outros serviços baseados em taxas.»

O pedido de patente da GM indica ainda que o uso da blockchain poderá se estender para permitir a interação com sistemas de gestão de autoestradas e de trânsito e com os usuários de carros autônomos — sob a forma de «blockchain online ou na nuvem para introdução e distribuição de [diferentes tipos de] informação […].»

Fonte: Cointelegraph

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar