Alcançado acordo mundial contra as alterações climáticas
Página principal Notícias

As principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

Os líderes mundiais alcançaram um acordo climático

Representantes de todo o mundo concordaram em tentar evitar que as temperaturas aumentassem mais de 1,5ºC e em criar um fundo para ajudar os países pobres a lidar com os efeitos das alterações climáticas. Este é o acordo internacional mais ambicioso de sempre para fazer face à ameaça das alterações climáticas.

Protestos antigovernamentais na Polônia e no Brasil

Pelo menos 50.000 pessoas marcharam em Varsóvia no sábado para protestar contra o domínio do partido de direita Lei e Justiça e contra as ações do presidente do país, Andrzej Duda, que os manifestantes acusam de exceder os seus poderes ao designar os juízes. No Brasil, pequenas multidões aglomeraram-se para apelar à impugnação de Dilma Rousseff por esta ser incapaz de evitar a corrupção e a recessão económica.

Angela Merkel defende a sua política de refugiados

A chanceler alemã tem sido amplamente criticada por membros do seu partido por aceitar tantos refugiados, e espera-se que o assunto seja debatido e refletido num voto de confiança para a líder.

A Frente Nacional foi derrotada na segunda volta das eleições regionais francesas

O partido de extrema-direita não ganhou nenhuma das 13 regiões contestadas nas eleições municipais, apesar de ter ganho quase metade na primeira volta. Mais de 90% dos votos já foram contados. O partido de centro-direita do ex-presidente Nicolas Sarkozy ganhou em sete regiões.

A China discute cooperação econômica com países da Eurásia

O presidente Xi Jinping será o anfitrião do 14º encontro da Organização de Xangai para a Cooperação, em que para além da China participarão o Quirguistão, a Rússia, o Tajiquistão e o Uzbequistão. Espera-se que os países discutam formas de expandir a cooperação industrial e as ligações de segurança.

Os ministros dos negócios estrangeiros da União Europeia discutem o terrorismo

Tentativas de bloquear o comércio de armas e o financiamento do terrorismo internacional estão sobre a mesa, assim com sanções contra a Rússia, o conflito no Iraque e Síria, e o comércio livre com a Síria, o Iraque e a Líbia.

“Star Wars: O Despertar da Força” será hoje exibido em Hollywood

O muito aguardado filme, cujo enredo se passa 30 anos depois do “Episódio VI: o Regresso de Jedi”, será hoje exibido em três cinemas de Los Angeles. Foi pedido aos jornalistas que participarem no evento que não publicassem spoilers.

As tensões entre a Rússia e a Turquia estão a escalar

A Rússia afirmou que o seu contratorpedeiro Smetlivy foi forçado a disparar como aviso a um barco de pesca turco não identificado no Mar Egeu, depois de o barco não ter respondido a avisos verbais. O incidente surge na sequência da Turquia ter abatido um caça russo.

A Arábia Saudita elegeu os seus primeiros representantes femininos

Pelo menos 19 mulheres obtiveram lugares nas históricas eleições municipais do país, em que mulheres votaram pela primeira vez. É um número muito pequeno nos 2.100 lugares disponíveis, mas é visto como um passo importante em direção aos direitos das mulheres.

As sondagens revelam o grande aumento da popularidade de Ted Cruz

O candidato Republicano à presidência dos EUA subiu 21 pontos percentuais no Iowa, numa sondagem dirigida para os eleitores inclinados para votar num candidato Republicano. O jovem senador do Texas até ganhou vantagem sobre Donald Trump em alguns círculos.

Calendário econômico

  • 09:00 GMT (EUR) IPC - Itália (Mensal) (Nov)
  • 10:00 GMT (EUR) Discurso de Nowotny, membro do BCE
  • 10:00 GMT (EUR) Produção Industrial (Mensal) (Out)
  • 11:00 GMT (EUR) Discurso de Draghi, Presidente do BCE
  • 15:00 GMT (EUR) Discurso de Costa, membro do BCE
Por favor, descreva o erro
Fechar