Blatter e Platini banidos do futebol por oito anos
AP Photo/Keystone, Steffen Schmidt
Página principal Notícias, Escândalo da FIFA

O presidente da FIFA, Sepp Blatter, e o presidente da UEFA, Michel Platini, foram afastados pelo Comité de Ética da FIFA.

Michel Platini, presidente da UEFA desde 2007, e Joseph Blatter, presidente da FIFA desde 1998, foram suspensos de todas as actividades relacionadas com futebol durante os próximos oito anos. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo Comité de Ética do organismo máximo do futebol mundial, mas os dois dirigentes podem ainda recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto.

O motivo da suspensão a existência de alegados pagamentos ilegais, e a mesma terá efeito imediato. Os dois foram também condenados ao pagamento de multas, segundo revela a imprensa internacional.

A suspensão coloca Platini fora das eleições para a presidência da FIFA, cuja data de realização será a 26 de Fevereiro, mesmo que consiga recorrer da decisão. Assim, será Gianni Infantino, atual secretário-geral da UEFA, quem se irá apresentar ao acto eleitoral, sendo possível que o espanhol Ángel Villar assuma a liderança da UEFA.

Joseph Blatter, que completa 80 anos em Março, e Michel Platini, de 60 anos, foram considerados culpados de quebra do código de ética da FIFA em função do pagamento de 1,8 milhões de euros feito por Blatter a Platini em 2011. Como defesa, ambos alegaram tratar-se de verbas que o dirigente francês deveria receber por trabalho de consultoria desenvolvido para a FIFA no final dos anos 90.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar