Pânico na bolsa faz suspender ações chinesas
Pan Yulong/Xinhua
Página principal Notícias, China

A negociação das ações na Bolsa de Valores de Xangai foi suspensa depois do índice principal do país Shanghai Composite ter caído 7%.

Segundo a BBC, no início a negociação de ações foi suspensa por 15 minutos depois da queda do mercado em 5%. O sistema de suspensão automática no caso de alterações bruscas das cotações entrou em vigor no início de 2016 e funcionou pela primeira vez na história.

Porém, as ações na praça chinesa continuaram a cair, o que levou à suspensão completa até à terça-feira. No momento da suspensão da negociação a queda atingiu 6,9%, e o Shanghai Composite baixou para 3296.66.

Os especialistas dizem que a queda de ações chinesas está relacionada com indicadores industriais de crescimento baixo: na véspera do Ano Novo várias empresas independentes lançaram uma pesquisa com a previsão da queda continuada da produção industrial na China.

O índice de atividade de negócios desceu em dezembro para 48.2, o que prova uma redução da atividade no setor industrial da economia chinesa pelo décimo mês consecutivo, escreve a agência RBK. O índice PMI para o setor privado, que mostra a atividade de pequenas e médias empresas, também diminuiu pelo quinto mês consecutivo.

Outros índices de ações da região seguiram a tendência da China. O índice japonês Nikkei 225 caiu 3,1% para 18441.24, o que está relacionado com o fortalecimento do iene que afeta as ações das grandes exportadores.

O índice australiano S&P/ASX 200 fechou a sessão em negativo, caindo 0,5% para 5270.50, e o índice da Coreia do Sul Kospi perdeu 1,8% para 1926.61.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar