Al-Qaeda lidera apelos a ataques devido às execuções sauditas
AP Photo/Hadi Mizban
Página principal Notícias, Irão

Líder do grupo terrorista apela a ataques contra a Arábia Saudita e países ocidentais devido à execução de 43 militantes do grupo pelo governo saudita.

O líder da al-Qaeda apelou através de uma gravação áudio a ataques contra a Arábia Saudita e seus aliados ocidentais devido à execução de 43 membros da organização, anunciou o grupo norte-americano de monitorização SITE.

O ramo global do grupo islamista avisou que a Arábia Saudita irá pagar pelas execuções, que ocorreram simultaneamente com as de 4 muçulmanos xiitias, incluindo um clérigo proeminente, cuja morte provocou um aumento das tensões regionais.

A declaração de Ayman al-Zawahri, que conta com a lealdade dos ramos da al-Qaeda espalhados pela região, urge os sauditas a destronarem a dinastia Al Saud, e a que os seguidores do grupo terrorista prejudiquem o reino atacando os seus aliados por todo o mundo.

“Não é a hora para ti de te veres livres deste regime podre que corrompeu a tua religião e a tua vida?” disse al-Zawahri, dirigindo-se aos sauditas. “A melhor vingança para os teus irmãos é um ataque à aliança de Sionistas e Cruzados”, adicionou ele dirigindo-se aos militantes de todo o mundo.

Os 43 militantes executados na Arábia Saudita foram considerados culpados de participação em ataques da al-Qaeda que ocorreram no reino de 2003 a 2006 e que causaram a morte de centenas de locais e estrangeiros.

Analistas sauditas afirmam que a execução do clérigo Nimr al-Nimr e três outros xiitas ao mesmo tempo que a dos membros da al-Qaeda foi uma mensagem para a maioria sunita de que o governo saudita castigaria ataques levados a cabo por ambas as fações.

Zawahri afirma que a execução de Nimr foi um truque de Riade para obter apoio dos sunitas do Médio Oriente contra o Irão.

“A execução é uma das várias manifestações da competição entre sauditas e iranianos na região, mas sob a proteção e de acordo com os interesses dos EUA,” disse ele.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar