A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro
Governo francês revela que mais 3 marcas superaram os níveis permitidos de CO2
Após investigações levadas a cabo em França sobre as emissões de CO2, foi descoberto que mais 3 marcas, para além da Renault, superam os níveis legais de emissões. A informação foi tornada pública por Ségolène Royale, ministra da Ecologia de França. Segundo ela, as diferenças entre os níveis homologados pelas marcas e os níveis reais de emissões são maiores na Renault e Mercedes, mas também em outras marcas como a Ford (NYSX: F) e a Opel.
Davos em pleno andamento
O 46º Fórum Económico Mundial, que decorre anualmente, regressa aos Alpes suíços. São intervenientes hoje Joe Biden, vice-presidente dos EUA, Justin Trudeau, primeiro-ministro canadiano, Sheryl Sandberg, COO do Facebook e Paul Kagame, presidente do Ruanda.
Irá o banco central do Canadá reduzir o custo dos empréstimos?
Os analistas estão divididos: o banco irá manter a sua taxa de referencia em 0,5% ou reduzir para metade, para um uns 0,25% recorde.
A Royal Dutch Shell reportou um terrível 2015
A empresa apresentou os seus resultados trimestrais e os analistas estimam que os lucros do quarto trimestre tenham caído 39% em relação ao ano anterior. Os investidores também quererão saber da compra do BG Group, por parte da Shell, por 48 mil milhões de dólares – um negócio criticado por ser muito caro durante um período de crise do petróleo.
Barack Obama dá a volta da vitória no salão automóvel de Detroit
Espera-se que o presidente dos EUA reveja o papel da sua administração em relação ao abandono da indústria automobilística americana em 2009.
As ações asiáticas seguem a queda do petróleo
Os mercados de ações na Austrália, Japão, Coreia do Sul, Hong Kong e China estiveram todos em baixo na negociação matinal e o Japão entrou, oficialmente, num mercado em baixa. Tal segue-se à descida do preço do petróleo para menos de 28 dólares – pela primeira vez desde 2003. Esta manhã aproximou-se dos 27 dólares.
O crescimento global da Netflix aumentou
O serviço de vídeo em tempo real (NASDAQ: NFLX) teve mais 5,6 milhões de assinantes no seu quarto trimestre, 4 milhões dos quais de fora dos EUA. Tal veio superar as expectativas em termos de crescimento total e internacional, com as ações da empresa a subirem 9% na negociação fora de horas.
O lucro da IBM foi uma desilusão
A gigante das tecnologias de informação (NYSE: IBM) registou um lucro líquido de 4,5 mil milhões de dólares no quarto trimestre, abaixo dos 5,5 mil milhões de dólares do ano anterior. Um dólar mais forte prejudicou, parcialmente, a sua receita. O preço das suas ações caiu com a notícia, acompanhado por um aviso em relação à rentabilidade de 2016.
Sarah Palin apoia Donald Trump para presidente dos EUA
A em tempos candidata à vice-presidência dos EUA por parte dos republicanos, contudo que não reunia consenso, avançou que não haverá “mais insinuações ao redor da questão” se o bilionário ganhar a presidência. Simultaneamente surgiu a notícia de que o seu filho foi preso por um incidente de violência doméstica.
O Estado Islâmico reconheceu que o “jihadista John” está morto
Mohammed Emwazi, o carrasco britânico para o Estado Islâmico, foi provavelmente morto por um ataque aéreo dos EUA em novembro. A organização terrorista confirmou a morte de Emwazi numa edição da sua revista interna.
A confiança do consumidor na Austrália tornou-se negativa
O índice de sentimento do consumidor do Westpac desceu para 97,3 em janeiro, de 100,8 em dezembro, cruzando a linha para território pessimista. Tal poderá estimular o banco central a reduzir os custos com os empréstimos no próximo mês – a partir de uma já histórica redução.
Calendário económico
- 13:30 GMT (USD) Licenças de Construção (Dez)
- 13:30 GMT (USD) Licença/Autorização de Construção (Mensal) (Dez)
- 13:30 GMT (USD) IPC Subjacente (Mensal) (Dez)
- 13:30 GMT (USD) Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (Dez)
- 13:30 GMT (CAD) Vendas de Manufaturados (Mensal) (Nov)
- 13:30 GMT (CAD) Vendas Grossistas (Mensal) (Nov)
- 15:00 GMT (CAD) Relatório de Política Monetária do Banco do Canadá
- 15:00 GMT (CAD) Decisão sobre Taxa de Juro
- 16:15 GMT (CAD) Discurso de Poloz, Governador do BoC