Bolsas de todo o mundo em alta
Página principal Notícias, Petróleo

Subida do petróleo e declarações do presidente do BCE animam mercados.

O BCE abriu ontem (quinta-feira) caminho para a recuperação dos índices de mínimos de 15 meses, depois de Mário Draghi ter indicado que a instituição a que preside poderá reconsiderar a política monetária e avançar para um reforço da compra de activos já em Março.

Tal aliou-se ao facto de o preço do barril de petróleo Brent, para entrega em Março, ter aberto hoje em alta no mercado de futuros de Londres, a valer 30,75 dólares, mais 5,12% do que no fecho da sessão anterior, seguindo também a tendência de alta da sessão anterior.

Na Europa, os principais índices seguem hoje com ganhos pelo segundo dia, atenuando perdas de uma semana, à medida que a confiança dos investidores nos bancos centrais dá impulso ao mercado.

O Stoxx 600, índice que reúne as principais empresas da Europa, subia 2% esta manhã, com ganhos semanais de 1,6%, depois de ter atingido máximos de um mês após as declarações de Draghi.

O índice PSI 20 da bolsa de Lisboa depois ontem (quinta-feira) ter fechado com a melhor sessão dos últimos três meses, abriu hoje em alta para ganhar 2,76% para os 4.812,39 pontos, com o mercado a respirar a confiança dada ontem por Mario Draghi e seguindo a tendência registada nas principais praças europeias.

Os bancos centrais estão a reagir à incerteza na China, que está a abalar os mercados financeiros internacionais. O Stoxx 600 já caiu 8,4% desde o início do ano.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar