Dilma se aproxima do PMDB para obter apoio contra impeachment
Reuters/Ueslei Marcelino
Página principal Notícias, Portugal

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

Dilma faz movimentos estratégicos para ter o PMDB ao seu lado

Isso inclui aproximação até com quem é tido como adversário do governo. Na quarta, a presidenta se encontrou pela primeira vez este ano com o vice-presidente Michel Temer, buscando esfriar as desavenças abertas pela carta de queixas que o peemdebista lhe enviou no ano passado; e, nos últimos dois dias, ministros receberam o candidato a líder do PMDB, Hugo Motta (PB), lançado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O preço do petróleo ultrapassa $30

O petróleo está se recuperando depois do colapso do preço, apesar dos dados publicados ontem, na quinta-feira, sobre o crescimento das reservas do petróleo dos EUA. Durante a sessão de manhã as cotações de Brent subiam acima de $30 por barril. De acordo com os dados do Departamento de Energia dos EUA, as reservas comerciais do petróleo do país aumentaram 3,98 milhões de barris na semana passado. Desde o início do ano, o petróleo ficou 20% mais barato.

Dia de importantes visitas de Estado

O primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu visita a chanceler alemã Angela Merkel para discutir a crise dos refugiados e o atentado terrorista que vitimou 10 alemães em Istambul. Entretanto o primeiro-ministro indiano Narendra Modi recebe o presidente francês François Hollande para uma visita de dois dias a começar no domingo.

Uma grande tempestade atinge a costa Este dos EUA

Mais de 500 voos foram cancelados antes de a tempestade ter causado um um nevão de 30 cm em cidades de Nova Iorque a Washington. Esperam-se fortes chuvadas no sul.

O Haiti vai às urnas

O presidente Michel Martelly afirmou que as votações iriam ocorrer no domingo, apesar das ameaças de boicote da oposição. O candidato presidencial Jude Célestin considerou a eleição uma farça, depois de os reguladores terem concluído que a votação anterior foi fraudulenta.

Os resultados da Starbucks desiludiram os investidores

A cadeia de cafés (NASDAQ: SBUX) baseada nos EUA afirmou que os seus ganhos-por-ação seriam entre 38 e 39 cêntimos no segundo trimestre fiscal, abaixo das expectativas de 40 cêntimos por ação. As notícias surgiram enquanto a empresa relatava vendas mais baixas do que o previsto na Europa e na Ásia, sendo que as suas ações caíram quase 4%.

A Google pagou à Apple pelo menos mil milhões de dólares para ser a barra de pesquisa do iPhone

Foi essa a quantia paga pelo gigante de internet no ano passado, de acordo com a Bloomberg. Tanto a Apple (NASDAQ: AAPL) como a Google (NASDAQ: GOOG) têm mantido o número secreto, mas acabou por ser revelado em procedimentos legais.

A IBM comprou uma startup de streaming de vídeo

A gigante tecnológica (NYSE: IBM) concordou em pagar $130 milhões pela Ustream, que cobra a clientes corporativos para fazer o streaming de eventos ao vivo, tais como conferências de imprensa. A IBM afirmou que a compra irá permitir-lhe proporcionar melhores serviços de vídeo baseados na nuvem.

Protestos na Tunísia tornam-se violentos

A polícia lançou gás pimenta sobre os ativistas que tentaram atear fogo aos postos da polícia e invadir escritórios governamentais, no terceiro dia de protestos devido a desemprego jovem. As demonstrações foram as piores desde o movimento de 2011 que ajudou a dar início à Primavera Árabe.

A Prudential aposta nos seguros africanos

A seguradora norte-americana investiu $350 milhões na LeapFrog, uma private equity que irá direcionar fundos para o crescente setor dos seguros de vida na Nigéria, Gana e Quénia.

O vírus Zika foi associado a uma segunda doença

Responsáveis de saúde alertaram que o vírus propagado por mosquitos que está ligado a defeitos neurológicos de nascença no Brasil poderá também estar a causar o síndrome de Guillain-Barré, uma rara doença autoimune que pode deixar os pacientes paralisados durante semanas.

As ações japonesas tiveram a maior subida dos últimos quatro meses devido a sinais de estímulos

As ações japonesas deram um salto à medida que os investidores anteciparam mais estímulos do banco central do país. O índice Topix subiu 4,9% para 1.364,85 às 14:00 em Tóquio, a maior subida desde 9 de setembro e simétrica à sua pior queda mensal desde outubro de 2008. O Nikkei 225 Stock Average subiu 5,1% para 16.825,53, também apoiado por um relatório do Banco do Japão, em que a instituição afirma estar a considerar mais estímulos. As ações globais pararam ontem (quinta-feira) a onda de quedas à medida que o petróleo subiu e o BCE deu sinais de que poderão haver mais estímulos.

As inconvenientes valorizações do euro e do iene

Calendário econômico

  • 08:00 GMT (EUR) PMI Industrial - França, Alemanha (Jan)
  • 08:00 GMT (EUR) PMI Serviços - França (Jan)
  • 08:30 GMT (EUR) PMI Industrial - Alemanha (Jan)
  • 08:30 GMT (EUR) PMI Serviços - Alemanha (Jan)
  • 09:00 GMT (EUR) Discurso de Nowotny, membro do BCE
  • 09:00 GMT (EUR) PMI Industrial (Jan)
  • 09:00 GMT (EUR) PMI Compósito Markit (Jan)
  • 09:00 GMT (EUR) PMI de Serviços (Jan)
  • 09:30 GMT (GBP) Vendas a Retalho Subjacentes (Anual) (Mensal) (Dez)
  • 09:30 GMT (GBP) Vendas a Retalho (Mensal) (Dez)
  • 12:00 GMT (GBP) Discurso de Cunliffe, Membro do MPC
  • 13:30 GMT (CAD) IPC Subjacente (Mensal) (Dez)
  • 13:30 GMT (CAD) Vendas a Retalho Subjacentes (Mensal) (Nov)
  • 13:30 GMT (CAD) IPC (Mensal) (Dez)
  • 13:30 GMT (CAD) Vendas a Retalho (Mensal) (Nov)
  • 14:45 GMT (USD) PMI Industrial (Jan)
  • 15:00 GMT (USD) Vendas de Casas em Segunda-Mão (Dez)
  • 18:00 GMT (USD) Contagem de Sondas Baker Hughes
  • 20:30 GMT (GBP) GBP - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 20:30 GMT (USD) Petróleo, Ouro, S&P 500 - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 20:30 GMT (AUD) AUD - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 20:30 GMT (JPY) JPY - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
  • 20:30 GMT (EUR) EUR - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar