Apple deixa de crescer
REUTERS/Robert Galbraith
Página principal Notícias, Apple

O relatório trimestral de lucros da Apple apresenta um crescimento baixo recorde dos iPhones e um lucro máximo.

A Apple (NASDAQ: AAPL) terminou o primeiro trimestre fiscal com o volume de negócios recorde de $75,9 mil milhões e o lucro de $18,4 mil milhões. Porém, o relatório publicado na terça-feira, ontem, mostra que os lucros da empresa serão de 50 a 53 mil milhões de dólares no próximo trimestre, o que é a 58 mil milhões abaixo do nível do ano passado. É a primeira baixa desde 2003.

Apesar dos números recordes do lucro líquido que no final de dezembro atingiu 18,4 mil milhões, a Apple admite que alcançou o nível máximo das vendas dos smartphones e não pode continuar a aumentar o mercado por conta da China, escreveu a Bloomberg. No último trimestre as vendas na China cresceram 14%, significativamente menos do que os 70% um ano atrás.

Segundo a Apple, no primeiro trimestre fiscal foram vendidos 74,8 milhões de smartphones, o que também é abaixo dos números anuais médios.

As tentativas da Apple de mudar a situação com novos produtos, incluindo o Apple Watch, não trazem resultados, pois a empresa depende extremamente do seu melhor dispositivo.

Outro problema da Apple é o dólar forte. A empresa anunciou que isto também provoca uma diminuição do lucro. Além disso, uma das razões também pode ser a “mudança da situação económica mundial”, pois segundo o diretor financeiro da empresa, “há muitos países em recessão.”

De acordo com o chefe da Apple Tim Cook, “problemas económicos em todo o mundo”, o abrandamento do crescimento da economia mundial e também o enfraquecimento das moedas globais, em particular do rublo face ao dólar, tiveram um impacto negativo nos indicadores financeiros da empresa.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar