Brasil piora em ranking da corrupção
Reuters/Ueslei Marcelino
Página principal Notícias, Brasil

O Brasil foi o país que teve a maior queda, caindo para o 76.º lugar, perdendo cinco pontos e descendo sete posições. O país está agora perto de países tais como a Índia, Tunísia e Burkina Faso.

"O escândalo da Petrobras, atualmente em curso, levou as pessoas às ruas em 2015 e o início do processo judicial poderá ajudar o Brasil a frear a corrupção", destaca o documento.

Por sua vez, Portugal ocupa agora o 28º lugar entre 168 países. No entanto, o avanço deve-se não tanto aos esforços do país, mas antes ao pior desempenho de outros países.

Num ano em que o ex-primeiro-ministro de Portugal foi preso e investigado por alegados casos de corrupção e os casos BES ou vistos ‘gold’ voltaram às manchetes dos jornais, Portugal melhorou três posições no ranking divulgado esta quarta-feira pela Transparência Internacional, um índice da corrupção percepcionada no setor público em 2015.

Entre outros países que sofreram o declínio mais forte em 2015 encontram-se a Líbia, Austrália, Espanha e Turquia. Quem teve o melhor desempenho foram a Grécia, Senegal e Reino Unido, segundo o relatório. A Dinamarca está no topo da lista, com 91 de 100 pontos, seguido pela Finlândia e Suécia. Entretanto, os países com o ranking mais fraco são a Somália, Coreia do Norte, Afeganistão e Sudão.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar