OPEP, Omã e Rússia estão prontos para negociações
Página principal Notícias, Bancos Centrais, OPEP

A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro

A OPEP pretende negociar sobre a exploração do petróleo

Os seis países-membros da OPEP e outros dois países produtores independentes do petróleo estão dispostos a participar na reunião extraordinária do cartel, informou o Ministério do Petróleo da Venezuela. O ministro do petróleo e presidente da empresa petrolífera PDVSA Eulogio del Pino visitou Teerão e Moscovo. Informa-se que a Rússia e Omã estão dispostos a participar na reunião, embora não façam parte do cartel. Também participarão o s membros da OPEP, nomeadamente o Irão, Iraque, Argélia, Nigéria, Equador e a própria Venezuela. Em geral, a OPEP inclui 13 países, entre os quais a posição do líder pertence à Arábia Saudita, Nesta semana, del Pino pretende negociar com o Ministro do Petróleo da Arábia Saudita, Ali al-Naimi, bem como com o Ministro de Energia e Indústria do Qatar, Mohammed Saleh Al-Sada. A Venezuela foi o país que promoveu esta reunião, já que foi a mais afetada pelo colapso do preço do petróleo.

O preço do pétroleo subiu para mais de $35

Ontem, o preço do petróleo Brent disparou mais de 7,5%. Às 06:50 GMT o petróleo Brent custava $35,75 na bolsa de valores de Londres. A subida repentina dos preços do petróleo ocorreu devido ao enfraquecimento da moeda norte-americana. Segundo informou a Bloomberg com referência ao seu próprio índice Dollar Spot Index, a queda do dólar foi a mais abrupta desde março de 2009.

Julian Assange vai se entregar à polícia

O fundador do site WikiLeaks disse que está prestes a se entregar à polícia britânica se um painel da ONU concluir que não foi arbitramente detido. No caso contrário, Assange espera que o seu passaporte seja devolvido o mais rápido possível e que as tentativas para o prender acabem.

A China tenta restringir a saída de capital

O governo está a limitar as compras de produtos financeiros baseados em Hong Kong – geralmente utilizados para mover dinheiro, de forma ilícita, para fora do continente. As grandes saídas de capital estão a preocupar o governo chinês.

O Congresso analisa os preços da indústria farmacêutica

Legisladores norte-americanos irão questionar o antigo CEO da Turing, Martin Shkreli, e o chefe interino da Valeant, Howard Shiller. Os preços dos medicamentos foram colocados no centro das atenções devido ao aumento de 5.000%, por parte de ambas as empresas referidas, do preço de um medicamento para pacientes com VIH/SIDA.

Desfazem-se as negociações de paz na Síria

Representantes do governo e da oposição culpam-se mutuamente pela quebra nas discussões – que terminaram após apenas dois dias. A oposição acusa o governo de continuar o bombardeio na Síria durante as conversações – que estão agora suspensas por três semanas.

O YouTube anunciou o lançamento da sua programação original

O site de vídeo da Alphabet (NASDAQ: GOOG) irá fazer três filmes e uma série que ficarão disponíveis na próxima quarta-feira (10 de fevereiro) para assinantes nos EUA. O conteúdo é criado por alguns dos mais populares “amadores” criadores de vídeo, apoiados por um orçamento profissional.

Barack Obama dirigiu-se aos americanos muçulmanos

O presidente dos Estados Unidos manifestou-se contra a intolerância e a favor da liberdade religiosa na Sociedade Islâmica de Baltimore, em Maryland. Foi a primeira viagem de Obama a uma mesquita nos EUA desde que se tornou presidente e teve como objetivo tranquilizar os americanos muçulmanos e amenizar a retórica da islamofobia.

A Yum Brands apresentou resultados mistos

A proprietário do KFC e da Pizza Hut (NYSE: YUM) avançou que a receita do quarto trimestre caiu para 3,95 mil milhões de dólares – comparada a expetativas de 4,02 mil milhões de dólares. No entanto, o seu lucro ajustado por ação foi melhor do que o previsto. As vendas das lojas na sua unidade prestes a sair da China aumentaram, apenas pela segunda vez, em seis trimestres.

A GoPro emitiu um alerta de lucro

A fabricante de câmaras usáveis (NASDAQ: GPRO) avançou que a receita para o atual trimestre não passará dos 180 milhões de dólares, muito abaixo das expetativas de quase 300 milhões de dólares. A desaceleração da procura e os rivais de baixo custo, como a Xiaomi, estão a pressionar a empresa.

Realiza-se, na Índia, uma cimeira para captar investimento estrangeiro

O ministro das Finanças, Arun Jaitley, preside a conferência de dois dias destinada a atrair investidores. Uma grande oportunidade: financiar rápidas reformas urbanas através da criação de “cidades inteligentes”.

Calendário econômico

  • 08:00 GMT (EUR) Discurso de Draghi, Presidente do BCE
  • 08:30 GMT (GBP) Índice de Preços da Habitação Halifax (Mensal) (Anual) (Jan)
  • 12:00 GMT (GBP) Relatório de Inflação do Banco de Inglaterra
  • 12:00 GMT (GBP) Voto do Comité de Política Monetária - Corte, Aumento, Inalterado (Fev)
  • 12:00 GMT (GBP) Flexibilização Quantitativa (QE) Total do BoE (Fev)
  • 12:00 GMT (GBP) Decisão sobre Taxa de Juro (Fev)
  • 12:00 GMT (GBP) Minutas da Reunião do Comité de Política Monetária
  • 12:45 GMT (GBP) Discurso de Carney, Gov do BoE
  • 13:30 GMT (USD) Pedidos Iniciais de Subsídio de Desemprego
  • 13:30 GMT (USD) Produtividade do Setor Não Agrícola (Trimestral) (4º Trimestre)
  • 13:30 GMT (USD) Custo Unitário da Mão de Obra (Trimestral) (4º Trimestre)
  • 15:00 GMT (USD) Encomendas à Indústria (Mensal) (Dez)
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar