OTAN informou sobre um exercício militar da Rússia na Suécia
AP
Página principal Notícias

Durante três anos, a Rússia realizou pelo menos 18 exercícios militares, segundo o relatório do secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg. Com estes exercícios, os militares russos simulavam ataques contra os países-membros da Aliança e os seus aliados.

Segundo o documento:

“As manobras e exercícios das forças armadas russas alcançaram níveis que não foram vistos desde os tempos da Guerra Fria. Nos últimos três anos, a Rússia efetuou, pelo menos, 18 exercícios militares grandes, e em alguns deles participaram mais de 100 mil soldados. Estas manobras incluíam a simulação de ataques nucleares contra os membros da OTAN (“Oeste”) e os seus aliados (uma simulação de um ataque contra a Suécia em março de 2013)”.

Em março de 2013, foi também realizado um exercício de um ataque nuclear contra a Suécia, entre outros, segundo o relatório (o país não é o membro da OTAN, mas faz parte do programa “Parceria para a Paz”). Naquela altura, os media locais informavam que perto do território da Suécia foram notados bombardeiros russos Tu-22M3 com quatro caças. Segundo o jornal Svenska Dagbladet, eles simulavam um ataque contra Estocolmo. Mais tarde, a BBC informou que Estocolmo confirmou a realização de exercícios.

Por favor, descreva o erro
Fechar