A seleção das principais notícias do dia pela redação do Insider.pro
O Financial Times teve conhecimento da intenção de Riade de levar a cabo uma operação no sudeste da Síria
Segundo as fontes da publicação a Arábia Saudita está a considerar a opção de uma operação terrestre próxima da fronteira com a Jordânia. Alegadamente Riade pretende introduzir no território forças especiais. Segundo os líderes das fações que controlam o território no leste da Síria, a Arábia Saudita já procedeu à exploração da região. De acordo com as declarações oficiais das autoridades sauditas, o país está pronto para participar numa operação terrestre na Síria como parte de uma coligação e sob a supervisão dos EUA.
O Nepal e a Índia tentam resolver as suas diferenças
Numa visita à Índia, o primeiro-ministro nepalis K.P. Oli irá tentar convencer a sua contraparte indiana Narendra Modi para terminar o bloqueio económico que dura há quatro meses. O Nepal acusou a Índia de usar o bloqueio para apoiar minorias étnicas que se opõem à Constituição do país.
O Níger levará a cabo eleições no domingo
As urnas abrem depois de meses de drama em relação aos antecedentes das eleições presidenciais e legislativas. Há quinze candidatos a presidente do país, incluindo o líder incumbente Mahamadou Issoufou e o líder da oposição Hama Amadou, que atualmente está na prisão acusado de tráfico de bebés.
Os candidatos presidenciais dos EUA enfrentam os eleitores no Nevada e na Carolina do Sul
Hillary Clinton e Bernie Sanders estão mais próximos do que nunca nas sondagens relativas ao Nevada. No mesmo dia os Republicanos irão defrontar-se nas primárias da Carolina do Sul, onde Donald Trump tem uma vantagem substancial relativamente a Jeb Bush.
Pequim proibiu todos os media estrangeiros de publicar online na China
A proibição explícita pode aplicar-se a empresas de videojogos como a Sony, assim como a empresas de streaming como a Netflix, em adição aos media noticiosos. As empresas chinesas precisarão agora de obter uma licença até antes de publicarem mapas e imagens.
A Apple conseguiu mais tempo para lutar contra uma ordem judicial
Agora tem até à próxima sexta-feira (26 de fevereiro) para responder a uma decisão que a força a desbloquear um dos seus iPhones. As autoridades norte-americanas querem a Apple (NASDAQ: AAPL) desbloqueie o iPhone de um suspeito de terrorismo mas a Apple afirma que tal criaria um precedente perigoso.
As autoridades da Coreia do Sul irromperam pelos gabinetes da Volkswagen
Os procuradores também fizeram investigações nos escritórios da Audi, a marca irmã da empresa alemã, e na casa de um executivo em Seul. O país está a levar a cabo as suas próprias investigações em relação aos testes de emissões.
O papa desbravou novos campos em relação à contraceção
O papa Francisco afirmou que o controlo de nascimentos poderia ser aceitável para prevenir que o vírus Zika se espalhasse. Também desferiu um duro golpe sobre Donald Trump, que acusou de “não ser cristão” devido ao seu ponto de vista em relação à imigração.
A MGM Resorts relataram um prejuízo surpreendente
O operador de casinos afirmou que as perdas em Macau foram superiores ao crescimento em Las Vegas, levando a um prejuízo no quarto trimestre de $781 milhões. Mas os declínios no maior centro de jogos do mundo aparentam estar prestes a parar.
A Walmart declarou vendas dececionantes
O maior retalhista do mundo (NYSE: WMT) anunciou um declínio anual de lucro líquido de 8% no quarto trimestre para $4,6 mil milhões, devido em parte a baixos preços de vendas e competição online. O crescimento das suas próprias vendas online também está a abrandar rapidamente.
Calendário econômico
- 09:30 GMT (GBP) Vendas a Retalho Subjacentes (Anual) (Jan)
- 09:30 GMT (GBP) Vendas a Retalho Subjacentes (Mensal) (Jan)
- 13:00 GMT (USD) Discurso de Mester, membro do FOMC
- 13:30 GMT (USD) IPC Subjacente (Anual) (Jan)
- 13:30 GMT (CAD) IPC Subjacente (Mensal) (Jan)
- 13:30 GMT (CAD) IPC (Mensal) (Jan)
- 13:30 GMT (CAD) Vendas a Retalho (Mensal) (Dez)
- 18:00 GMT (USD) Contagem de Sondas Baker Hughes
- 20:30 GMT (GBP) GBP - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
- 20:30 GMT (USD) Petróleo, Ouro, S&P 500 - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
- 20:30 GMT (AUD) AUD - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
- 20:30 GMT (JPY) JPY - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
- 20:30 GMT (EUR) EUR - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC