As mudanças climáticas poderão matar meio milhão de pessoas até 2050
Página principal Notícias

As mudanças climáticas têm impacto sobre os recursos alimentares - em termos de quantidade e qualidade - e, consequentemente, sobre a saúde da população.

O impacto das mudanças climáticas sobre os recursos alimentares podem causar meio milhão de mortes nas próximas décadas, segundo uma pesquisas da Universidade de Oxford.

Pelo menos 500 mil pessoas poderão morrer até 2050 por efeitos relacionados com as temperaturas crescentes e mudanças alimentares, de acordo com uma pesquisa do Programa Martin do Futuro de Alimentos da Oxford publicada no jornal médico The Lancet.

O menor consumo de frutas e legumes, bem como mudanças no peso do corpo, podem aumentar o risco de doenças não-infeciosas, incluindo patologias cardíacas, derrames ou cancro, mostrou a pesquisa. A disponibilidade de alimentos pode cair 3,2% por pessoa até 2050, em comparação com o cenário sem mudanças climáticas. Os países com rendimento mais baixo e médio vão ser mais afetados por recursos alimentares reduzidos, especialmente a região do Pacífico ocidental e o Sudeste Asiático, incluindo a China e Índia.

"É provável que as mudanças climáticas tenham um impacto negativo significativo na taxa de mortalidade no futuro, mesmo com cenários otimistas," avançou Marco Springmann, o investigador que liderou a pesquisa. "Os esforços de adaptação são necessários - urgentemente."

Por favor, descreva o erro
Fechar