REUTERS/Thomas Peter
Página principal Notícias

A Nike Inc. (NYSE: NKE), uma dos maiores produtoras de artigos esportivos a nível mundial, suspendeu laços com Maria Sharapova depois de esta ter reprovado no exame antidoping no Open da Austrália.

Sharapova, uma das melhores jogadoras de tênis de sua geração, avançou numa conferência de imprensa na segunda-feira que toma meldonium por razões de saúde desde há já uma década e que não tinha sido notificada de que esta substância tinha sido proibida pela Agência Mundial Antidoping a 1 de janeiro deste ano. A falha no teste poderá custar à jogadora um lugar nos Jogos Olímpicos do Rio - 2016 e $298.000, ganhos em janeiro no Aberto da Austrália.

Eis o que disse Kejuan Wilkins, porta-voz da Nike que trabalhou com a jogadora ao longo de mais de uma década:

“Estamos tristes e surpreendidos com a notícia sobre Maria Sharapova. Decidimos suspender as nossas relações com Sharapova durante a investigação. Vamos continuar acompanhando a situação.”

Sharapova prolongou o seu acordo de patrocínio com a Beaverton, empresa com sede no estado do Oregon, em 2010, por $70 milhões - um acordo que incluiu o desenho de uma série de roupas por parte da jogadora.

Meldonium, desenvolvido pela empresa farmacêutica Grindeks AS, é utilizado para tratar doenças cardíacas e desordens da circulação no cérebro na Letônia e Rússia.

No entanto, a empresa também afirma no seu site que a substância “melhora a capacidade física e a função mental… em pessoas saudáveis”.

Um grupo de atletas, incluindo um ciclista russo e seis lutadores de wrestling da Geórgia, também apresentaram resultados positivos relativamente a este medicamento, este ano.

Sharapova, com 28 anos de idade, ganhou $298.000 no Aberto da Austrália 2016 - onde perdeu, nos quartos de final, contra Serena Williams.

De acordo com as regras da Federação Internacional de Ténis, um teste positivo de doping em um evento “leva automaticamente à desqualificação dos resultados obtidos pelo jogador… Incluindo a confiscação de quaisquer medalhas, títulos, pontos de ranking e dinheiro do prémio.”

Sharapova foi temporariamente suspensa - uma proibição que poderá pôr em causa a sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio - 2016. A tenista ganhou uma medalha de prata para a Rússia nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Quando Sharapova anunciou a conferência de imprensa de última hora muitos pensaram que iria anunciar a sua aposentadoria. Classificada como número 7 pela Associação de Tênis Feminino, Sharapova ganhou $29,7 milhões em 2015, o que a tornou a atleta mais bem paga do mundo, de acordo com a revista Forbes (e número 26 no total).

Mas apenas 23% do seu rendimento surge de ganhos no tênis, os outros $23 milhões foram obtidos através de acordos com várias empresas, incluindo a Avon Products Inc. (NYSE: AVP), a Nike Inc., a Tag Heuer International SA e a Evian.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.