Panama Papers: Putin rejeita alegações de corrupção
Maxim Zmeyev/Reuters
Página principal Notícias, Panama Papers

Putin fala pela primeira vez desde que os documentos confidenciais denominados como Panama Papers foram divulgados. Os documentos revelaram uma série de empresas offshore detidas por colaboradores próximos de Putin – e sugerem que as mesmas foram utilizadas para lavagem de dinheiro.

O presidente Putin negou “qualquer elemento de corrupção” quanto à informação divulgada pelos Panama Papers, avançando que os seus adversários estão a tentar destabilizar a Rússia:

Os adversários ocidentais da Rússia “estão preocupados com a unidade e solidariedade da nação russa (...) e é por isso que estão a tentar perturbar-nos, para que nos tornemos mais obedientes.”

Os documentos referem o violoncelista e amigo de longa data de Putin – e padrinho da sua filha –, Sergei Roldugin, como proprietário de duas empresas offshore – a International Media Overseas e a Sonnette Overseas.

De acordo com os documentos as empresas estiveram envolvidas em diversos negócios suspeitos. Roldugin ainda não comentou publicamente as acusações de que é alvo. Putin, por sua vez, elogiou o amigo afirmando estar orgulhoso de pessoas como Roldugin - que tinham gasto quase todo o seu dinheiro em instrumentos musicais e doações para instituições estatais.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar