Página principal Notícias, Mercado dos EUA

Snap, a empresa por detrás do Snapchat, a rede social que ameaça o Facebook e o Instagram

A Snap Inc., empresa anteriormente conhecida como Snapchat, poderá estar trabalhando em uma Oferta Pública Inicial (IPO na sigla original) para março. A mesma poderá valorizar a empresa em 25 bilhões de dólares, de acordo com o The Wall Street Journal.

Uma fonte familiarizada com o assunto confirmou as ambições da empresa nesse sentido – no entanto, avançou ao Business Insider que o plano ainda se encontra em uma fase inicial e que a Snap ainda não contratou especialistas. Março surge como uma data hipótese dadas as incertezas ao redor das eleições presidenciais nos EUA e o estado dos mercados de capitais, de acordo com a fonte.

A empresa responsável pela rede social homónima recusou-se a comentar os planos de IPO quando abordada pelo Business Insider. De acordo com um porta-voz da empresa:

“Não vamos comentar rumores e especulações sobre planos ou alternativas de financiamento.”

A empresa avançou aos investidores que espera alcançar entre 250 – 350 milhões de dólares em receitas com publicidade este ano, de acordo com o The Journal. Um recente relatório da eMarketer prevê que a empresa alcance uma receita próxima de um bilhão de dólares em 2017 – o que significa que uma IPO na ordem de 25 bilhões de dólares irá representar 25 vezes as receitas previstas.

Na verdade, uma IPO na ordem de 25 bilhões de dólares será a maior oferta pública inicial de uma empresa de tecnologia desde que a Alibaba (NYSE: BABA) entrou na bolsa em 2014, por 168 bilhões de dólares – e surgirá num momento de marasmo ao nível de ofertas públicas de empresas de tecnologia.

IPO do Snapchat em 2017?

A verificar-se, será também um enorme sucesso para Evan Spiegel, o empreendedor de 26 anos que deu início ao Snapchat enquanto estudava na Universidade de Stanford – e que recusou uma oferta de 3 bilhões de dólares do Facebook (NASDAQ: FB) em 2013.

Na realidade, Spiegel foi claro quanto aos planos da empresa, tendo avançado na Code Conference de maio de 2015:

“Precisamos realizar a Oferta Pública Inicial. (...) Temos planos para fazer isso”.

O Snapchat tem-se tornado uma ameaça crescente para o Facebook e Instagram na medida em que atrai os usuários mais jovens e surge como concorrência no mercado publicitário. Um estudo da Nielsen de setembro de 2015 mostrou que a rede social alcançava 41% dos jovens entre os 18 e 34 anos à data.

Esse número é provavelmente superior agora. Um estudo recente da eMarketer avançou que o Snapchat irá alcançar 58,6 milhões de utilizadores nos EUA, ou 31,6% dos usuário das redes sociais, até ao final de 2016.

Leia também:
Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.