Como garantir que o seu currículo passa na triagem
Página principal Notícias

... Ou melhor: nos “Sistemas de Triagem de Candidatos”

Há empresas para as quais toda a gente quer trabalhar. As Facebooks e Googles do mundo são bombardeadas com novos currículos todos os dias, independentemente de existirem vagas de trabalho ou não.

Com tantas candidaturas, algumas destas empresas recorrem a outsourcing para a primeira etapa do processo de recrutamento. Não falamos de empresas de recursos humanos. Falamos de robôs, como o Applicant Tracking System (ATS), ou Sistema de Triagem de Candidatos.

Embora os ATS sejam bons reduzindo listas, em uma primeira fase, alguns não são os melhores a encontrar o candidato mais adequado para determinado cargo. Como garantir que o seu currículo passa na sua triagem?

Sue Parker, fundadora da CV Dynamix, partilhou algumas dicas para que se certifique de que o seu currículo passa na seleção inicial.

  1. As palavras-chave são... a chave. Os ATS irão procurá-las e selecionar currículos que contenham aquelas de que gostam. Garanta que palavras-chave como o título da função ou habilidades e conhecimentos exigidos no anúncio de trabalho aparecem na primeira página do seu currículo e carta de motivação.
  2. O seu currículo deverá ser simples e legível, o que significa nada de gráficos, tabelas, etc.
  3. Nada de logótipos também.
  4. O currículo deverá ser submetido em formato Word ou PDF. Não invente.
  5. O texto, tanto do currículo como da carta, deve estar bem espaçado.
  6. Não se esqueça de incluir a sua cidade. Parece uma questão pequena mas alguns ATS rejeitam currículos se estes não incluírem a cidade do candidato.
  7. Utilize títulos para estruturar cada seção do currículo. Não é altura para mostrar a sua criatividade.
  8. Se estiver concorrendo a um trabalho em um setor em que nunca trabalhou, tente incluir algum jargão específico da indústria em questão.
  9. Nada de cabeçalhos ou rodapés (apenas os números das páginas).
  10. Opte por fontes como Verdana, Arial, Tahoma ou Calibri – as preferidas dos ATS, apesar da sua natureza artificial. Nada de fontes sofisticadas. Tamanho mínimo: 10,5 ou 11. Pode, no entanto, usar uma fonte maior – e até mesmo de outra cor – para títulos.
Por favor, descreva o erro
Fechar