A rotina diária de Vladimir Putin
Página principal Notícias, Rússia, Vladimir Putin

Um dia na vida do líder russo

Quer ver Vladimir Putin sorrindo? Lhe dê um cão mal comportado e um café da manhã com ovos de codorniz – de acordo com o perfil criado por Ben Judah (da Newsweek), em 2014. Judah passou três anos investigando o líder para escrever um livro sobre o mesmo.

O presidente da Rússia tem estado nas notícias ultimamente devido a uma investigação ao redor da campanha do presidente Donald Trump, tensões ao redor da Síria e sua reação à saída dos EUA do Acordo de Paris – entre outros temas.

Mas em casa, na Rússia, como é a sua vida?

Saiba como é um dia na vida de Vladimir Putin.

Putin acorda tarde de manhã e toma o seu café da manhã por volta do meio-dia. Costuma optar por uma grande omeleta ou uma grande taça de papas de aveia com ovos de codorniz e sumo de frutas a acompanhar.

Assim que termina a sua refeição, toma um café.

De seguida é altura de fazer exercício físico. A Newsweek relatou que Putin passa duas horas nadando. Enquanto está dentro de água Putin aproveita para pensar, de acordo com Judah.

Depois de várias braçadas, Putin levanta pesos na academia.

O líder de 64 anos tem procurado cultivar uma imagem masculina, atlética, ao longo dos anos. Em 2015 foi fotografado fazendo exercício com o primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev. De acordo com o avançado pela Esquire, a sua roupa de treino custou 3.200 dólares.

Putin é conservador no que toca o estilo, preferindo fatos feitos sob medida e gravatas Valentino, de acordo com Judah.

O site estatal Russia Beyond the Headlines relatou que as marcas favoritas de Putin são a Kiton e a Brioni.

O presidente russo não costuma seguir para o trabalho antes do início da tarde. Em primeiro lugar se senta à secretária para ler os briefings.

Os briefings incluem relatórios dos serviços de inteligência e clipes da imprensa russa e internacional. Além do que lê para o trabalho, o presidente russo não é um grande leitor.

De vez em quando Putin vê vídeos satíricos brincando com o próprio e com o seu governo. Caso contrário, se abstém do uso da maioria das tecnologias no trabalho, preferindo “pastas encarnadas com documentos em papel e telefones de linha fixa” a computadores, relatou a Newsweek.

O presidente russo é notívago – gosta de ficar acordado até tarde. É à noite que se sente mais alerta, escreveu a Newsweek.

Quando viaja para fora, a sua agenda fica ainda mais limitada. Independentemente do local, tudo – desde lençóis a produtos de higiene e a taças de fruta – é substituído. Putin também não aceita alimentos ou bebidas que não tenham sido verificados pelo Kremlin primeiro.

O The Telegraph relatou que o seu prato favorito é gelado de pistacho. Quando viaja não aceita produtos à base de leite.

De acordo com relatórios vários, Putin não bebe álcool, exceto durante receções formais. De acordo com o Politico, o presidente russo poderá estar assumindo uma posição simbólica entre a epidemia de alcoolismo na Rússia e o seu antecessor, Boris Yeltsin.

O seu horário de trabalho costuma ser mais flexível no final de semana, para acomodar aulas de Inglês. Ao domingo costuma rezar e se confessar. No entanto, autoridades russas próximas do presidente enfatizam que “a sua vida não é a de um cristão.” – de acordo com a Newsweek.

Por vezes, é aberto espaço na agenda de Putin para um dos seus passatempos favoritos: hóquei no gelo. O presidente russo não assiste apenas. Joga em uma liga.

Como o USA Today relatou, os oponentes e colegas de equipa tendem a lhe dar bastante espaço durante os jogos.

Putin também adora animais. Tem um Labrador preto com 15 anos que se chama Konni, um Akita Inu que se chama Yume e um Karakachan Dog que se chama Buffy.

Yume provocou um incidente em 2016, quando apareceu em uma entrevista e ladrou para jornalistas japoneses. Putin respondeu ao incidente dando um doce ao Akita e mostrando alguns dos seus truques, de acordo com a CNN.

A Newsweek relatou que Putin gosta de ficar perto de casa. Odeia viajar até Moscou, embora a viagem leve apenas 25 minutos, e parece preferir a sua casa em Novo-Ogaryovo no Mar Negro ao Kremlin.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar