A Google anunciou esta manhã que redesenhou o seu motor de busca para celulares: o mesmo passará incluindo um feed personalizado com links para hobbies, viagens, esportes e outros tópicos. Se trata de uma medida que coloca a empresa em concorrência mais direta com as redes sociais – como o Facebook.
O Google, o maior motor de busca do mundo e parte da Alphabet Inc., avançou que as alterações serão lançadas nos Estados Unidos a partir da tarde de hoje e em outros países nas próximas semanas. A sua nova oferta terá o nome de “Google Feed” – o que relembra o “News Feed” do Facebook.
Porém, a Google (NASDAQ: GOOGL.NASDAQ) afirmou que não procura duplicar o Facebook, a maior rede social do mundo. Ben Gomes, vice presidente da Google na área de Engenharia, avançou aos jornalistas: “Este feed é sobre os seus interesses... Não se refere aos interesses dos seus amigos.”
O Google Feed irá sugerir links com base no histórico de buscas do usuário no Google – bem como a partir de dados de outros serviços da Google, como o YouTube, o Gmail e o Google Calendar. Uma atualização poderá, por exemplo, incluir um link para um site com dicas quanto ao seu próximo destino de férias.
A Google prevê, também, que o Google Feed venha a ser aplicado ao motor de busca para desktop.