Alibaba irá tornar a compra de carros tão fácil como a compra de uma Coca-Cola
Nos EUA ou na Europa, a compra de um carro significa horas em um concessionário e intensas negociações com vendedores. Na China exige pouco mais que uns cliques no ecrã do celular – mas para a Alibaba (NYSE: BABA) parece que não é suficiente. O Tmall – site de compras B2C (business to consumer) do grupo Alibaba – pretende levar o e-commerce para outro nível: pretende criar uma “máquina automática de carros”.
De acordo com Yu Wei, gestor da divisão automóvel do Tmall, a empresa espera lançar a primeira máquina de venda automática de carros na China no final deste ano. Como irá funcionar? Os consumidores poderão explorar nos seus smartphones quais os carros armazenados na massiva estrutura (semelhante a uma garagem), fazer a sua compra e... Levantar o carro, que será entregue no piso térreo da mesma. De acordo com Yu:
“[Tal] irá tornar a compra de carros tão fácil como a compra de uma Coca-Cola.”
Veja a máquina de venda automática em ação neste teaser:
Here's what the future of car shopping could look like. Good news: no good cop, bad cop routine required. https://t.co/pUOCx2Ckwo pic.twitter.com/FdoXfiuMZ6
— Alibaba Group (@AlibabaGroup) August 2, 2017
A Alibaba tem vindo experimentando diferentes modelos de vendas online para a indústria automóvel. No ano passado, a Maserati vendeu 100 carros em 18 segundos durante uma flash sale no Tmall para marcar a abertura da sua loja na plataforma online. Por sua vez, a marca italiana de carros de luxo Alfa Romeo realizou também uma flash sale em março – vendendo 350 Giulia Milano em 33 segundos.
As marcas de carros de luxo estão se expandindo online na China para irem ao encontro de consumidores digitalmente ativos e com capacidade financeira, de acordo com pesquisa da consultora L2. Segundo a mesma, a China já é o maior mercado automóvel do mundo e se estima que se venha a tornar o maior mercado de carros de luxo até 2020. Irão as vendas aumentar com as máquinas automáticas?