Há mais uma coisa que a Alexa, assistente digital da Amazon, faz: reduzir o desperdício alimentar.
Um novo aplicativo da Alexa (ou habilidade, em idioma Amazon) procura ajudar os consumidores reduzindo a quantidade de alimentos que desperdiçam. A Alexa, o software inteligente dos populares dispositivos Echo da Amazon, permite que os usuários coloquem questões como “Como acondicionar adequadamente vegetais para que durem mais?” ou “Aquele abacate ainda está comestível?” – pergunta à qual a Alexa poderá responder “O coloque no frigorífico para durar mais”, de acordo com o site GrubStreet.
Qual a razão para esta nova preocupação?
De acordo com a Savethefood.com, que promove a nova habilidade da Alexa, 90% dos norte-americanos deitam fora alimentos cedo demais, o que significa que uma família média de quatro desperdiça alimentos no valor de 1.500 dólares por ano. No mês passado, o The Guardian estimou que metade de toda a produção cultivada nos EUA é deitada fora anualmente. São números chocantes considerando a escassez de alimentos que existe por todo o mundo.
A boa notícia é que a consciencialização para a questão está aumentando. O movimento “Ugly Food”, por exemplo, promove a ideia de que os alimentos que possam parecer irregulares permanecem nutritivos e saborosos. Por um mundo com menos desperdício.