O Internal Revenue Service (IRS) dos Estados Unidos – órgão que pertence ao Departamento do Tesouro dos EUA e é responsável pela aplicação do direito tributário no país – adquiriu software capaz de rastrear endereços de Bitcoin e de outras criptomoedas para detetar potenciais fugas ao fisco – de acordo com o avançado pelo Daily Beast.
O objetivo do IRS passa pela identificação de indivíduos que ocultem a sua riqueza. Este organismo declarou que em 2015 apenas 802 indivíduos deram conta de perdas/ganhos relacionados com criptomoedas – um número claramente inferior ao número de pessoas negociando criptomoedas, com a capitalização de mercado das mesmas disparando.
O histórico da Bitcoin (Bitcoin: BITCOIN), a título de exemplo, é realmente fascinante: o seu valor aumentou mais de 200% em seis meses e ao redor de 30.000% em cinco anos. E não é a única: de um modo geral todas as criptomoedas têm vindo experienciando aumento de valor nos últimos meses.
Porém, apesar da aquisição, o IRS poderá ter dificuldades rastreando fugas ao fisco se os traders de criptomoedas decidirem mudar da Bitcoin para criptomoedas menos populares – como a Dash, a Monero (CRC: XMR/USD.CRC) e a ZCash – com recursos de privacidade incorporados (que poderão tornar difícil o rastreamento de transações).