Vanuatu, ilha paradisíaca no Pacífico, se tornou o primeiro país do mundo aceitando a moeda virtual Bitcoin para a obtenção de cidadania.
O Vanuatu Information Centre (VIC) anunciou recentemente que o seu Development Support Program (DSP) irá permitir que qualquer indivíduo se qualifique para a obtenção da cidadania do país através de um pagamento único: 200.000 dólares ou o equivalente em criptomoeda.
Aos atuais preços de mercado tal representa ao redor de 42 bitcoins (Bitcoin).
“Já foram conduzidas tentativas [semelhantes] no passado (...) – esforços que nunca tiveram selo político de aprovação, sendo cessados como consequência.” – Afirmou Geoffrey Bond, presidente do VIC.
Continuou:
“Neste caso, o governo de Vanuatu expressou claramente o seu desejo de estar na vanguarda da adoção de novas tecnologias, encorajando oficialmente o VIC a receber pagamentos em Bitcoin.”
Todas as transações para a obtenção da cidadania do país serão executadas através de bolsa australiana – que cumpra os requisitos impostos por regulamentações financeiras da Austrália.
Vanuatu é membro da Commonwealth of Nations e um indivíduo com a cidadania do país pode viajar sem visto para 113 países, incluindo países da União Europeia, Rússia e Reino Unido. Vanuatu anuncia incentivos fiscais e ao nível de investimentos para estimular o interesse na cidadania do país.