A Bitcoin alcançou um novo recorde no final da semana passada, atingindo 5.991 dólares no índice de preços de referência CoinDesk – enquanto em grandes plataformas de câmbio, como a Bitfinex e a Bitstamp, o preço chegou a cruzar brevemente os 6.000 dólares na negociação intraday.
Os otimistas da Bitcoin celebraram o novo marco alcançado pela criptomoeda – se destacando que um dos mesmos deverá ter rejubilado ainda mais que os restantes – alguém que tem beneficiado da quase permanente tendência ascendente da criptomoeda ao longo dos últimos nove anos: o seu criador.
Se estima que Satoshi Nakamoto, o criador da Bitcoin, detenha 980.000 bitcoins, acumuladas aquando da mineração da criptomoeda nos seus primeiros dias e mantidas desde então. Quanto é que isso representa hoje em dia? Com a Bitcoin a 6.000 dólares a moeda, Satoshi terá um patrimônio de 5,9 bilhões de dólares.
Essa quantia coloca o anônimo criador da maior criptomoeda (Bitcoin) do mundo em 247º lugar na lista dos indivíduos mais ricos do mundo da Forbes. É um bom retorno – mas para muitos 5,9 bilhões de dólares é pouco para o inventor do “dinheiro mágico da internet”.