Página principal Notícias, Mercado de ações

A Tencent se tornou a primeira empresa chinesa de tecnologia com capitalização de mercado superior a 500 bilhões de dólares

As ações da empresa de 19 anos, listada na Hong Kong Stock Exchange, atingiram números recorde esta manhã – levando a que a mesma alcançasse capitalização de mercado de 522 bilhões de dólares, cerca de 3 bilhões de dólares acima da capitalização de mercado da Facebook aquando do encerramento dos mercados esta segunda-feira (519 bilhões de dólares).

De acordo com a CNBC, a Alibaba (NYSE: BABA), a empresa com a segunda maior capitalização de mercado da Ásia e maior rival da Tencent (HKEX: 0700), conta com uma valorização de 474 bilhões de dólares. Deste modo, a gigante de tecnologia é a primeira empresa da China alcançando tal valorização histórica (500 bilhões de dólares).

Até agora, o clube de capitalização de mercado de meio trilhão de dólares contava apenas com gigantes de tecnologia americanas: Apple, Alphabet, Facebook, Microsoft e Amazon. A entrada da gigante chinesa, pouco conhecida no mundo ocidental, surge uma semana depois de esta ter relatado lucro de 2,7 bilhões de dólares em receita de 9,8 bilhões de dólares no 3º trimestre deste ano.

O principal produto da empresa é o popular serviço de mensagens WeChat, com quase 1 bilhão de usuários no total (contudo, sem o mesmo sucesso fora da China). No entanto, se trata de uma empresa em crescimento. A receita subiu 61% graças à sua divisão de jogos, para PC e dispositivos móveis. A empresa comprou as empresas por detrás dos hits Clash of Clans e League of Legends.

Um investimento de 9.000 dólares na Tencent aquando da sua Oferta Pública Inicial em 2004 valeria agora 1 milhão de dólares.

Fonte: Fortune

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar