Página principal Notícias, Criptomoedas
Tema do momento
16 de Janeiro de 2018

Qualquer tentativa de regulamentar as criptomoedas como a Bitcoin deve ser conduzida a uma escala global uma vez que será difícil aplicar regulamentação nacional ou regional a uma comunidade virtual, sem fronteiras — de acordo com o avançado por diretor do banco central alemão esta segunda-feira.

Autoridades nacionais por todo o mundo, e particularmente na Ásia, têm procurado travar o boom global da negociação de criptomoedas. Porém, Joachim Wuermeling, membro do conselho de administração do Bundesbank, avançou que a regulamentação nacional poderá ter dificuldade em conter o fenômeno — que é global.

“A regulamentação efetiva das moedas virtuais só será alcançável através da maior cooperação internacional possível, uma vez que o poder regulador dos estados é obviamente limitado.” — Avançou Wuermeling em um evento em Frankfurt.

Exemplos de tentativas de regulamentação a nível nacional

Reguladores chineses proibiram as ICO (Oferta Inicial de Moeda) encerraram bolsas de negociação de criptomoedas e limitaram a mineração de bitcoins. Porém, apesar da repressão a atividade continua através de canais alternativos.

A Coreia do Sul, onde a especulação ao redor das criptomoedas também é abundante, está trabalhando para proibir plataformas virtuais de negociação de criptoativos. Autoridades fiscais do país conduziram visitas inesperadas aos escritórios de plataformas de negociação.

Estados e legisladores da União Europeia concordaram no mês passado com regras mais estritas para evitar lavagem de dinheiro e financiamento de atividade terrorista através de plataformas de câmbio de Bitcoin e de outras criptomoedas.

Fonte: Reuters

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar