Com cada vez mais indicações de que o Facebook e outras redes sociais são viciantes, um diretor executivo de topo de Silicon Valley apresentou uma solução: regulamentação.
Marc Benioff, diretor executivo da Salesforce, comparou as redes sociais à indústria do tabaco, sugerindo ao governo que também sejam regulamentadas.
Em entrevista à CNBC, aquando da sua passagem por Davos, Benioff afirmou: “Penso que se poderá fazer exatamente da mesma forma que se regula a indústria dos cigarros. (…) São viciantes, não são bons para você.”
Benioff considera que a tecnologia tem “qualidades viciantes” que devem ser abordadas. Em vez de se permitir que designers de produtos os tornem mais viciantes se deve “controlar isso” explicou Benioff.
Benioff acrescentou que a tecnologia deve ser encarada “como qualquer outra indústria” na medida em que o governo “terá de estar envolvido”. Embora já exista alguma regulamentação, Benioff argumentou que “é provável que tenha de haver mais”.
De acordo com o diretor executivo, é responsabilidade do governo intervir e fornecer clareza quanto a se as redes sociais são prejudiciais — da mesma forma que estabelece regulamentação ao redor do tabaco e do álcool.